sábado, 20 de março de 2021

GRAN GIACOMIN CABERNET SAUVIGNON 2002

Gran Giacomin Cabernet Sauvignon 2002.

Para quem ainda quer sustentar o pensamento de que o Brasil não produz vinho de guarda de qualidade, aqui vai um grande balde de água fria! 

Trata-se de um VINHAÇO da vinícola Giacoman, que está situada em Mato Perso (Flores da Cunha, Serra Gaúcha). É um varietal 100% Cabernet Sauvignon, que neste caso, representa a safra de 2002, a primeira grande safra deste século. O vinho estagiou em barricas de carvalho francês e americano e o tempo de estágio é segredo do produtor.

No visual apresenta um tom vermelho-granada profundo, intenso, brilhante, que vai degradando em intensidade até os halos acastanhados, reflexos alaranjados e lágrimas com média espessura e média velocidade de precipitação, traduzindo bem o seu teor alcoólico de 12,8%.

No olfato é complexo e intenso, trazendo notas aromáticas de cumarú, jucá/pau-ferro (fruto de uma árvore típica da região Norte e Nordeste do Brasil) fermentado em álcool, muito utilizado nesta forma como cicatrizante, tabaco, chá-preto, chocolate amargo, café, alcaçuz, calda de ameixas, uvas-passas, banana-da-terra muito madura, licor de cacau, mel de abelha jandaíra, especiarias como pimenta do reino, cravo-da-índia, canela, essência de baunilha e doce de côco caramelizado. Com o passar do tempo apresenta notas de terra molhada, couro, resina e um mineral de rocha vulcânica que particularmente é incrível para mim que sou geólogo de formação, intensificando ainda mais o café e o tabaco no final. 

No paladar apresenta médio corpo, taninos ainda presentes, apesar de estar no seu auge e completamente evoluido a sua acidez também se mostra vivaz, garantindo alguns anos a mais de guarda e álcool extremamente equilibrado, proporcionando uma estrutura perfeita ao vinho. Destacam-se as notas de licor de cacau, cumarú, chocolate amargo, especiarias, calda de ameixa e finaliza com uma intensividade formidável de café e tabaco. O final de boca é persistente, saboroso, elegante e longevo. Um baita vinho de guarda. Saúde!🍷🍷🇧🇷🔝




Nenhum comentário:

Postar um comentário