terça-feira, 27 de agosto de 2019

Avaliação pessoal do vinho Marcus James Cabernet Sauvignon - 2018 🇧🇷

Foto: Rótulo do vinho Marcus James Cabernet Sauvignon - 2018, e seu aspecto visual (pelo autor). 

O vinho Marcus James é um varietal 100% Cabernet Sauvignon que estagiou em barricas de carvalho francês e americano, sendo elaborado na Serra Gaúcha pela vinícola Aurora. 
É um vinho jovem, mas apesar disso, já está pronto para o consumo. Despretencioso, esse varietal foi feito para os momentos de descontração com os amigos e familiares, e pede muito um acompanhamento culinário. 
No visual apresenta um tom vermelho-rubi intenso que se estende uniformemente do centro até as bordas, reflexos violáceos e lágrimas que precipitam de forma um pouco lenta e espaçada. O teor alcoólico e de 12% mas há uma certa percentagem de açúcar residual, o que explica as lágrimas um pouco mais densas e lentas apesar do teor alcoólico mais baixo. 
No olfato exibe notas aromáticas de frutas vermelhas e negras maduras, tosta, defumado, baunilha e levemente herbáceo. Já no paladar o vinho tem um bom ataque, taninos macios, acidez gastronômica que se destaca, o álcool é bem integrado, as frutas permanecem firmes se misturando ao defumado e a um toque amadeirado, proporcionando um final de boca saboroso e persistente. É ideal que seja consumido entre 16° - 18°C, nessa temperatura o vinho se mostra mais equilibrado e agradável. Se consumido em uma temperatura menor, a acidez se destaca demais e deixa o vinho desequilibrado e não muito agradável.

  Foto: Sugestão de harmonização (pelo autor). 

Para acompanha-lo recorri a uma picanha assada na brasa e ficou uma delícia! O vinho suportou bem o sabor e o peso da carne e vice-versa, estabelecendo assim uma harmonia formidável. A acidez mais elevada do vinho foi essencial para limpar a gordura da carne que fica na boca, e isso só reafirma a importância de ter um bom acompanhamento para esse vinho. Com toda certeza ele fica muito mais completo com uma refeição do que sozinho. 
Cheers! 🍷






9 comentários:

  1. Olá, muito obrigado pela pergunta. Não há nenhuma adição de açúcar no vinho. Ele é categorizado no Brasil como um vinho tinto fino, portanto, não há essa adição de sacarose (como se tem nos vinhos de mesa/suave). Toda e qualquer grama de açúcar por litro desse vinho é natural da própria uva, mas que na minha percepção quando o degustei, não há um dulçor que se possa destacar. Espero ter respondido e estarei sempre a disposição para qualquer dúvida. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. BOA TARDE! COMPREI ESSE VINHO E VOU EXPERIMENTAR HOJE! COM QUEIJO FICA BOM TBM? OBRIGADA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thay, boa tarde!
      Que maravilha, espero que seja uma boa experiência pra você.
      Respondendo a sua pergunta, acredito que um churrasco ou uma massa com molho vermelho bem condimentado seria bem mais fácil de combinar, no entanto, se você quiser apostar no queijo sugiro o Gouda, o Gruyère ou o Cheddar, eles podem ser um bom acompanhamento para esse vinho, além de um bom salame que também vai cair perfeitamente com esse Cabernet. Saúde! 🍷🍷

      Excluir
  3. Muito bom .o tannat seco .!! Muito melhor que os chileno muito amadeirado e de paladar horrível,!! Nota 10 Marcus James

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente. É o vinho Marcus James Reservedo que mais aprecio. Uva Tannat, nota 10

      Excluir
  4. Estou impressionado com o paladar do reservado Marcus James!! O tannat pra mim o melhor!!! 10 a 0 nós chileno!!

    ResponderExcluir