Vinho Enos Crime e Castigo Tannat 2014. |
EXCEPCIONAL!!! Não tem como falar desse vinho se não começar dessa forma, que VINHAÇO meus amigos.
A sua grandiosidade já começa desde o seu lindo rótulo, que traz uma das principais obras do escritor russo Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski, entitulada de Crime e Castigo. Para representar e trazer a essência dessa grandiosa obra da literatura mundial, o vinho não poderia ser de outra forma a não ser do mesmo nível e magnitude do livro de Dostoiévski, e a Enos conseguiu isso magistralmente.
A produção é limitadíssima, com apenas 1.000 garrafas e podem ser adquiridas apenas na @vinhosdebicicleta.
É ideal que se deixe o vinho aerando no decanter pelo menos 60 minutos antes de consumir, para que seus aromas se abram.
No visual o vinho apresenta um tom vermelho-rubi intenso, limpido, brilhante, reflexos violáceos e halos acastanhados. As lágrimas são grossas e preguiçosas na precipitação, o que condiz com a sua graduação alcoólica de 14%. No olfato o vinho entrega inicialmente notas de frutas negras em compota, evolui mostrando rusticidade aromática, então surgem notas de couro, terra molhada, húmus, trufas, chocolate amargo, café, tabaco, amêndoas torradas de cacau, um leve toque defumado e especiarias como pimenta-do-reino e favo de baunilha. No paladar o vinho é encorpado, com bom ataque, taninos aveludados que harmonizam perfeitamente com uma deliciosa e equilibrada acidez. Os taninos, a acidez e o álcool estão em perfeita harmonia e equilibrio, formando uma excelente estrutura. As notas de frutas negras aparecem mas logo dão lugar a notas de chocolate amargo, pimenta-do-reino, tabaco e um intenso sabor de café preto puro, o qual toma conta da boca e permanece firme no retrogosto por muitos minutos. É incrível a sensação que você tem de ter tomado uma xícara de café.
Esse Tannat da Enos é simplesmente um vinhaço, vale muito a pena conhecer e tem total potência de guarda. Com certeza quando esse vinho atingir 10 anos de safra ainda vai estar surpreendente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário