sexta-feira, 19 de março de 2021

ENOS DOM QUIXOTE CABERNET SAUVIGNON 2014

 

Vinho Enos Dom Quixote Cabernet Sauvignon 2014.

Mais um vinho extraordinário da vinícola Enos Vinhos de Boutique. Dessa vez, um varietal 100% Cabernet Sauvignon da safra de 2014 que estagiou 6 meses em barricas de carvalho americano de primeiro uso, o que proporcionou uma certa sutileza e elegância ao vinho. 

O que é muito legal desse vinho é que apesar de ser um Cabernet Sauvignon, encontramos uma delicadeza que traz em si a personificação de Dom Quixote. Uma das grandes obras clássicas da literatura mundial, mais especificamente espanhola, o Dom Quixote de La Mancha de Miguel de Cervantes é um figurão impetuoso, sonhador, delicado no que diz respeito aos seus mais sinceros sentimentos de amor pela sua amada Dulcinéia del Toboso. Incrivelmente esse vinho traduz bem o personagem e nos leva a sensações que manifestam a personalidade forte e ao mesmo tempo delicada de Dom Quixote. 

Dica: é interessante que se deixe o vinho aerando por pelo menos 20 minutos no decanter. No visual apresenta um tom vermelho-rubi intenso, reflexos tendendo ao granada assim como seus halos, limpido e lágrimas finas mais preguiçosas na precipitação. No olfato, as notas de frutas negras e vermelhas maduras se destacam, mas com um tempo aerando no decanter o vinho evolui apresentando uma rusticidade muito interessante, exibindo notas terrosas, trufas, terra molhada, solo rico em matéria orgânica em decomposição, um toque mineral, couro, grama verde recém cortada, algo que lembra fazenda, especiarias como favo de baunilha, pimenta-do-reino e um leve defumado. Na boca é elegante, os taninos estão presentes mas bastante aveludados e se equilibram com uma boa acidez e o álcool, proporcionando um bela estrutura. As notas frutadas permanecem vivas e se alternam com um leve toque de madeira, defumado, café torrado e licor de cacau. O final de boca é saboroso, intenso e duradouro, o que confirma a qualidade desse Cabernet Sauvignon espetacular!




Nenhum comentário:

Postar um comentário