Foto: Revista Adega
Os vinhos suaves são ainda a preferência do paladar da maioria do povo brasileiro, principalmente aos que ainda estão começando a apreciar o vinho e ainda não possuem afinidade com os secos. Por ser um vinho mais doce, essa afinidade com o paladar é logo alcançada, pois remete o indivíduo à lembrança dos sucos e refrigerantes, bebidas doces as quais a pessoa está mais habituada a consumir. Muitas pessoas que mergulham de cabeça no mundo dos vinhos, estudam e se dedicam ao assunto, logo deixam de lado os vinhos suaves e passam a consumir em alta escala os vinhos secos (tudo é questão de prática e adaptação). Há de se ter um certo cuidado com algumas marcas de vinhos suaves oferecidos no mercado, refiro-me especificamente aos vinhos que são feitos de uvas americanas, popularmente conhecidas como uvas de mesa, essas que você encontra no super mercado. Esse tipo de uva, possue cascas mais finas e uma poupa maior, concentrando menos açúcar e mais acidez que as uvas vitis-viniferas, estas últimas são as ideais para um vinho de qualidade. Uvas como Izabel, Bordô, Niágara e Seibel são uvas americanas pelas quais são produzidos muitos vinhos tintos suaves, mas que não trazem as nuances qualitativas e organolépticas que só um vinho produzido com uvas vitis-viníferas (Cabernet Sauvignon, Malbec, Merlot, Petit Verdot, Tannat, Sangiovese, Carmenère entre muitas outras) pode oferecer. Os vinhos suaves de uvas americanas geralmente são desiquilibrados, com aroma apenas de uva e nada mais, sendo o álcool mais acentuado no olfato, raso na coloração, muito ácido e com adição de açúcar que não é próprio da uva. Geralmente lembra um sacolé "geladinho" de uva com álcool e muito doce.
Mas calma! Tenho uma excelente notícia para você que ama vinho suave. Existem vinhos suaves de grandíssima qualidade sim, e são aqueles que são elaborados com as uvas vitis-viníferas mencionadas anteriormente. Esses vinhos são mais equilibrados, bem feitos, trazem aromas diversos, álcool mais bem integrado e açúcar natural das uvas. A vitis-viníferas possuem cascas mais grossas e pigmentadas proporcionando cor intensa ao vinho, possuem poupa menor, no entanto, a concentração de açúcar é muito maior que nas uvas americanas. Assim sendo, essa graduação maior de açúcar é perfeita para ser transformada em álcool e ainda para oferecer o dulçor ao vinho, sem ser necessário adicionar sacarose.
A seguir está uma lista de alguns vinhos suaves de prestígio, elaborados com uvas vitis-viníferas e que se diversificam entre tinto, branco, rosé e espumante. Os espumantes não entram nessa categoria de vinho suave, mas nesse caso por serem docinhos, optei por colocá-los também e tenho certeza que irá agradarar. Obviamente existem muitos outros vinhos suaves de qualidade, mas limitei-me a esses rótulos que acredito, serem de excelente custo/qualidade, fáceis de serem encontrados, de grande prestígio e muito bem feitos. Portanto, se você não quer deixar os suaves de lado, aprecie esses vinhos que estou indicando, sua percepção olfativa e gustativa irá evoluir muito, além de que você estará consumindo um vinho de qualidade e irá se sair muito bem diante das suas visitas e amigos. Segue abaixo as minhas indicações:
Naturelle Tinto - (Vinícola Casa Valduga)
Vinho Casa Perini Noblesse Suave (Vinícola Casa Perini)
Vinho Dunamis Brisa Fino Suave (Vinícola Dunamis)
Vinho Lidio Carraro Selo Tinto Suave (Vinícola Lidio Carraro)
Vinho Lidio Carraro Selo Branco Suave (Vinícola Lidio Carraro)
Vinho Lidio Carraro Selo Rosé Suave (Vinícola Lidio Carraro)
Classic Trivarietal Suave (Vinícola Salton)
Olaria Tinto Suave - Portugal
Olaria Branco Suave - Portugal
Viollete - Brasil (Vinícola Pizzato)
Vinho Benjamin - Nieto Senetiner Branco Suave - Mendonza, Argentina
Vinho Benjamin - Nieto Senetiner Rosé Suave - Mendoza, Argentina.
Espumante Aurora Moscatel (Vinícola Aurora)
Espumante Dádivas Moscatel (Vinícola Lídio Carraro)
Espumante Salton Moscatel (Vinícola Salton)
Espumante Garibaldi Moscatel (Cooperativa Vinícola Garibaldi)
Espumante Casa Valduga Moscatel (Vinícola Casa Valduga)
Nenhum comentário:
Postar um comentário