domingo, 13 de março de 2022

VALMARINO SANGIOVESE 2019

Valmarino Sangiovese 2019.

A I.P. de Pinto Bandeira é muito conhecida pela alta qualidade de seus espumantes e não à toa em breve pode ter a primeira D.O. exclusiva de espumantes no Brasil. Porém, há também vinhos tranquilos muito interessantes nessa região, e um deles é o que trago a vocês hoje. Um varietal 100% Sangiovese de vinhedos próprios que estagiou por 14 meses em barricas de carvalho americano. 

No visual apresenta um tom rubi brilhante de alta intensidade e muito pigmentado (fugindo um pouco das características visuais da maioria dos vinhos da Sangiovese, que geralmente apresentam um tom rubi de média intensidade). Essa alta concentração de cor pode ser relacionada a uma característica particular do terroir e também a vinhos elaborados com o clone Sangiovese Grosso que tem uma casca mais grossa e mais rica em cor, ou ambos podem causar tal característica ao vinho. Acredito que nesse caso, seja influência direta do terroir de Pinto Bandeira. O reflexo é rubi juntamente com o halo e as lágrimas são grossas e lentas na precipitação, condizentes com o teor alcoólico de 13,5%.

No olfato o vinho é intenso e apresenta uma boa complexidade. Na minha percepção, os aromas secundários da barrica são mais protagonistas do que os primários da fruta e de imediato revelam notas de especiarias doces que lembram baunilha, açúcar mascavo, canela, café instantâneo, notas de chocolate ao leite, côco, uma nota amadeirada de cedro e um toque floral de rosas vermelhas. As frutas vermelhas sobremaduras (cereja, morango e amora) também aparecem, ainda que mais discretas e com o passar do tempo o vinho apresenta notas de ervas secas que lembram tomilho e manjericão.

No paladar é seco, mas pude perceber um leve toque de açúcar residual, o corpo é médio, os taninos são firmes, bem presentes, porém, estão bem macios. A acidez é média (+) e o álcool está em total equilíbrio ao conjunto. Além disso, há uma leve sensação de picancia na lingua e as notas de especiarias doces, o floral, as ervas secas e as frutas vermelhas sobremaduras se confirmam em boca, proporcionando um final saboroso, intenso, com uma leve salinidade e de persistência média. Saúde!🍷🍷🇧🇷




Nenhum comentário:

Postar um comentário