sábado, 8 de janeiro de 2022

VIVALTI SANGIOVESE 2018

Vivalti Sangiovese 2018.

VINHO DE ALTITUDE E DE ATITUDE!

Essa é a minha segunda prova deste belo Sangiovese da Vivalti, no entanto, de safras diferentes. Tempos atrás avaliei o de 2017 e hoje trago a vocês o da safra de 2018 e que na minha opinião está ainda melhor que o anterior. 

Produzido em meio as belas paisagens montanhosas da Serra Catarinense pela Vinícola Vivalti em São Joaquim, com 1.310 metros acima do nível do mar, esse varietal 100% Sangiovese conquista pela tipicidade, intensidade, elegância e complexidade. O vinho estagiou 12 meses em barricas de carvalho francês.

No visual apresenta um lindo tom vermelho rubi de média intensidade, límpido, brilhante, reflexos de mesma tonalidade e halo levemente acastanhado. As lágrimas são medianamente finas e ligeiras na precipitação, condizentes com o teor alcoólico de 13%. 

Sugiro aerar o vinho por no mínimo 60 minutos para que se possa desfrutar ao máximo a sua paleta aromática. 

No olfato exibe aromas de ótima intensidade e boa complexidade, trazendo de imediato notas de frutas vermelhas frescas (framboesa, cereja e morango), café, chocolate amargo, um herbáceo que remete a ervas secas e lembram orégano, manjericão, chá preto e folha de tomate. Com o passar do tempo aerando, o vinho ainda apresenta notas florais de rosa e violeta e um toque terroso de terra molhada.

No paladar é seco, de corpo médio, intenso e muito saboroso. A acidez é média (+) quase que chegando a alta, os taninos são extremamente elegantes e o álcool é médio se mostrando harmônico ao conjunto. As frutas vermelhas frescas se confirmam em boca com mais intensidade ainda, acompanhadas por notas de café, o floral e as ervas secas.

O final de boca é muito saboroso, intenso e de uma persistência admiravelmente longa. 

Sem dúvida é um ótimo exemplar de Sangiovese e que vai acompanhar muito bem aquela típica pizza de calabresa com bastante queijo. Saúde!🍷🇧🇷




Nenhum comentário:

Postar um comentário