Enos O Mágico de Oz - Merlot / Tannat Gran Reserva 2017. |
Confesso que fico fascinado quando encontro um vinho que me deixa sem palavras, e esse é o caso. ESPETÁCULO DE VINHO!!! Antes de falar sobre o vinho, quero parabenizar aos amigos da Enos Vinhos de Boutique pelo maravilhoso trabalho que estão fazendo, ultimamente tenho provado e conhecido vinhos maravilhosos desse produtor. A Enos lançou não muito tempo atrás uma linha de quatro blends que trazem como tema alguns dos principais personagens do clássico Mágico de OZ. O vinho que abri é um blend de Merlot e Tannat que destaca o personagem Leão Covarde e quero salientar desde já que os rótulos ficaram lindos.
O vinho estagiou por 12 meses em barricas de carvalho francês e americano, sendo que suas uvas são provenientes de vinhedos de Pinto Bandeira e Bento Gonçalves. Foram produzidas apenas 600 garrafas, isso mostra a sua raridade e como o produtor preza por oferecer um produto de qualidade e não quantidade.
Ao abrir o vinho é necessário deixá-lo respirar por pelo menos 45 min. a 1 hora no decanter. A partir disso você vai poder apreciar as camadas de aromas que vão surgindo e como o vinho vai evoluindo. No visual apresenta um tom vermelho-rubi intenso e brilhante, limpido, com reflexos violáceos e lágrimas densas e lentas na precipitação, compatíveis com o seu teor alcoólico de 13,5%. No olfato, em primeira mão as notas de frutas negras e vermelhas maduras são inebriantes, em seguida as notas de café, tabaco, madeira e um pouco de defumado tomam a cena e é finalizado por notas de especiarias doces como baunilha, canela, cravo, anis-estrelado e um toque sutil de doce de côco. No paladar é elegante, com uma estrutura muito correta onde a acidez entra em total harmonia com o álcool e com os taninos que por sua vez, mostram-se bastante aveludados. As notas frutadas, o café, o tabaco com um toque de torrefação se destacam na boca, proporcionando muito sabor e um final agradável e permanente. Harmonizou perfeitamente com uma pizza de calabresa com presunto e bastante queijo, sendo que a junção dos dois na boca proporcionou um terceiro sabor INEXPLICÁVEL DE TÃO BOM E PRAZEROSO! Ficou perfeito demais. Saúde!🍷🍷
Nenhum comentário:
Postar um comentário