Fonte: UFSM
O Dia do Vinho é resultado do Projeto Eventos Integrados e Integradores - reinterpretação da concepção de evento(2008/2009), fomentado pelo Ministério do Turismo em parceria com a Fundaparque e SEGH - Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (na época SHRBS). A realização do evento e sua continuidade passa a ser responsabilidade do Ibravin e SEGH com apoio do Comitê formado pelas Secretarias de Turismo dos municípios envolvidos e entidades parceiras.
O projeto propiciou um olhar mais profissional nos eventos existentes e a coesão do grupo, o que resultou a criação do evento integrado e integrador Dia do Vinho, e tem por objetivo promover o enoturismo e o vinho brasileiro.
Porque Dia do Vinho?
Com a lei que instituiu o Dia do Vinho no Rio Grande do Sul no primeiro domingo de junho de cada ano, promulgada em 12 de dezembro de 2003 - o projeto partiu do então deputado estadual Iradir Pietroski - sendo o Enoturismo e Vinho produtos ícones e que se apresentam em toda região surge a ideia de realizar um evento que una a todos pela causa e contribua com a promoção dos destinos turísticos envolvidos.
O evento tem por resultado o esforço e envolvimento do Comitê Executivo e parceiros que, à frente do processo com apoio da equipe técnica, implementam o conceito integrado e integrador criando uma rede de cooperação, destacando um tema significativo para o turismo e economia regional – a cadeia do Vinho.
Iniciou em 2010 com uma semana de programação na região Uva e Vinho. Hoje são 15 dias e nesta edição de 2019, quando completa 10 anos, passa a denominar-se Dia do Vinho Brasileiro, integrando 06 Estados diretamente e 45 municípios. Na atualidade e com a ampliação das adesões a cada ano o sentimento é que o Dia do Vinho se transformou num grande movimento.
Neste período, as vinícolas que participam do evento apresentam seus atrativos do mundo do vinho e comercializam vinhos com preços promocionais, além das dezenas de festividades realizadas nas cidades e roteiros turísticos, restaurantes e hotéis para que todos entrem no clima de festa.
São duas semanas para celebrar o enoturismo, o vinho, a gastronomia e muito mais. O evento acorre nos dias que se estendem de 17 de maio a 2 de junho em cidades como: Andradas (Minas Gerais), Antônio Prado/Uva e Vinho (Rio Grande do Sul), Bagé/Campanha Gaúcha (Rio Grande do Sul), Bento Gonçalves/Uva e Vinho (Rio Grande do Sul), Bom Retiro/Vinho de Altitude (Santa Catarina), Campo Belo do Sul/Vinho de Altitude (Santa Catarina), Curitiba/VINOPAR (Paraná), Dom Pedrito/Campanha Gaúcha (Rio Grande do Sul), Farroupilha/Uva e Vinho (Rio Grande do Sul), Flores da Cunha/Uva e Vinho (Rio Grande do Sul), Garibaldi/Uva e Vinho (Rio Grande do Sul), Guaporé/Uva e Vinho (Rio Grande do Sul), Itaqui/Capanha Gaúcha (Rio Grande do Sul), Jundiaí/Rota do Vinho (São Paulo), Monte Belo do Sul/Uva e Vinho (Rio Grande do Sul), Nova Pádua/Uva e Vinho (Rio Grande do Sul), Pinto Bandeira/Uva e Vinho (Rio Grande do Sul), Poços de Caldas (Minas Gerais), Quatro Barras/VINOPAR (Paraná), Rolante/Caminho das Pipas (Rio Grande do Sul), Santa Maria/Vale Central Gaúcho (Rio Grande do Sul), Sant'Ana do Livramento/Campanha Gaúcha (Rio Grande do Sul), São Joaquim/Vinho de Altitude (Santa Catarina), São Roque/Roteiro do Vinho (São Paulo), Silveira Martins/Vale Central Gaúcho (Rio Grande do Sul), Urussanga/Vales da uva Goethe (Santa Catarina), Vale do São Francisco (Bahia), Veranópolis/Uva e Vinho (Rio Grande do Sul) e Vila Flores/Uva e Vinho (Rio Grande do Sul). E viva o vinho brasileiro! Cheers 🥂🍷
#diadovinhobrasileiro
Créditos do texto e fonte de informação:
http://www.diadovinhobrasileiro.com.br/o-evento
Nenhum comentário:
Postar um comentário