Foto: Rótulo do vinho Fortant de France e seu aspecto visual (Autor).
Trata-se de um varietal Pinot Noir da safra de 2016, oriundo da região de Languedoc na França. Esse vinho passou por um estágio de 4 meses sobre os sedimentos (sur lies) em barricas de carvalho francês, esse processo trouxe personalidade aromática ao vinho. É um Pinot Noir supreendente, complexo, que entregou muito aroma diferenciado do que eu particularmente já tinha analisado em outros Pinot Noirs.
No visual apresenta um tom vermelho-rubi intenso que se estende até as bordas, translucido e brilhante. As lágrimas são finas e precipitam rapidamente, no entanto, o teor alcoólico marca 13%.
No olfato, de inicio exibe notas de frutas vermelhas maduras como morango, framboesa e cereja, acompanhado de notas de madeira, café torrado e de especiaria doce como baunilha e também doce de coco. O vinho evolui aromaticamente em taça e começa a mostrar notas mais rústicas de "sous-bois" como terra molhada, um pouco de tosta, notas terrosas como folhas do bosque em decomposição e cogumelos. É fascinante e surpreendente nos aromas!
Na boca é leve mas traz taninos um pouco mais expressivos do que geralmente encontramos em vinhos da Pinot, acidez pronunciada que deixa a boca salivando depois de engolir o vinho. As frutas permanecem em boca, no entanto, a madeira fica mais evidente e pronunciada e o final de boca é saboroso formando um retrogosto duradouro.
Enfatizo que fui supreendido pela complexidade desse Pinot Noir, bem diferente dos apenas frutados que já degustei, entregou muito nos aromas, trazendo aquela rusticidade tipica dos vinhos do Velho Mundo. Cheers! 🍷
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirUm bom vinho!🍷🍇❤
ResponderExcluir