Rótulo do vinho Chateau Ste. Michelle Cold Creek Vineyard Cabernet Sauvignon 2018. |
Fundada em 1934, a vinícola Chateau Ste. Michelle foi pioneira no cultivo de uvas viníferas no estado de Washington nos EUA. Hoje em dia, os seus vinhos podem ser encontrados em todos os 50 estados do país norte americano e em mais de 100 países em todo o mundo.
O presente vinho é um varietal 100% Cabernet Sauvignon de vinhas velhas com exatos 50 anos de idade (plantados em 1973) que formam o singular vinhedo Cold Creek a leste de Washington no Columbia Valley. O vinho estagia por 22 meses em barricas de carvalho, sendo 29% de carvalho novo francês e 20% de carvalho americano.
No visual apresenta um tom vermelho grená muito intenso, intransponível, brilhante e com reflexos de mesma tonalidade. As lágrimas são abundantes, grossas e lentas na precipitação, condizentes com o teor alcoólico de 14,8%.
No olfato é muito intenso, limpo (sem defeito) e muito complexo. Exibe notas de frutas negras em compota (cassis, mirtilo, framboesa e ameixa preta), intensas notas de especiarias doces que lembram baunilha, noz moscada e canela, notas de chocolate, café solúvel, uma refrescante nota de menta, uma nota amadeirada de cedro, um floral de rosas vermelhas, camomila seca, ervas finas secas (tabaco e tomilho) e um toque de carne defumada que aparece depois de algum tempo.
No paladar é seco, encorpado, estruturado e equilibrado. A acidez é média (+), os taninos marcam presença, porém, estão muito bem domados e o álcool médio (+) está em total harmonia ao conjunto. As notas sentidas no olfato se confirmam em boca com toda a sua intensidade e complexidade, com destaque para as frutas negras sobremaduras, as especiarias doces e a nota amadeirada de cedro que proporcionam um final de boca muito saboroso, intenso e de longa persistência.
Eis aqui um formidável Cabernet Sauvignon que merece muito fazer parte da sua adega e se possível, tenha mais de uma garrafa, pois ele ainda vai evoluir muito bem com alguns longos anos de guarda.
Saúde!🍷🇺🇲
Nenhum comentário:
Postar um comentário