Rótulo do vinho Alta-Yarí Torrontés 2021. |
Há quatro décadas, desde que saiu da França, Hérve J. Fabre dedicou-se a pesquisa e adquiriu experiência em vinificação trabalhando em muitos terroirs excepcionais da Argentina, mas foi em Gualtallary que Hérve Fabre encontrou o lugar perfeito para construir o seu sonho. Aninhados entre as planícies de Mendoza e as montanhas cobertas de neve dos Andes, encontram-se os vinhedos de Alta-Yarí, situados a uma altitude superior a 1.400 m, ambiente em que só produtores de vinho verdadeiramente experientes conseguem atuar com maestria. A Bodega Alta-Yarí combina um coração francês e uma alma argentina para criar vinhos de extrema tipicidade e qualidade.
O presente vinho é um varietal 100% Torrontés, uvas oriundas de vinhedos localizados no Valle de Uco em Mendoza, mais precisamente na região de Gualtallary que fica dentro da IG de Tupungato. O vinho passou por um breve estágio em tanques de aço inoxidável.
No visual apresenta um tom amarelo palha de baixa intensidade, límpido, brilhante e com reflexos esverdeados. As lágrimas são compridas, finas e ligeiras na precipitação, condizentes com o teor alcoólico de 12,5%.
No olfato é muito intenso, limpo (sem defeito) e de imediato traz notas de pêssego fresco, maracujá, lichia, pêra, notas mais cítricas de maçã verde, lima, limão, um herbáceo de erva-cidreira, um toque de gengibre e um delicioso floral de jasmim e flor de laranjeira.
No paladar é seco, de corpo leve, refrescante, muito saboroso e apresenta uma delicada cremosidade. A acidez é alta e traz bastante frescor, sem taninos e o álcool está em perfeito equilíbrio ao conjunto. As notas sentidas no olfato se confirmam com a mesma intensidade em boca e proporcionam um final saboroso e de longa persistência.
Que belo Torrontés amigos! É um vinho ideal para ser saboreado em dias de calor na praia, na piscina, sendo apreciado sozinho ou acompanhando um Ceviche de peixe, lombo de porco ao molho de ervas frescas ou um delicioso linguado ao molho de maracujá.
Saúde!🍷🇦🇷
Nenhum comentário:
Postar um comentário