segunda-feira, 18 de julho de 2022

VITICULTURA HERÓICA: D.O.C. ETNA

Vinhedos próximos ao Vulcão Etna na Sicília. (Créditos: musement.com) 

Você sabia que há cultivo de videiras e produção de vinhos ao redor do vulcão mais alto da Europa e um dos mais ativos do mundo? Pois pode acreditar, sim, existe e hoje conheceremos um pouco sobre esse lugar fantástico que produz vinhos extremamente interessantes e únicos! Bem-vindos à ilha da Sicília, mais especificamente ao vulcão Etna.
A região da DOC Etna está situada nas encostas norte, leste e sul do vulcão Etna e sua área de produção compreende a província da Catania, incluindo as terras de parte dos territórios dos municípios de Biancavilia, S. Maria di Licodia, Paternò, Belpasso, Nicolosi, Pedara, Trecastagne, Viagrande, Aci S. Antonio, Acireale, S. Venerina, Giarre, Mascale, Zafferana, Milo, S. Alfio, Piedmonte, Linguaglossa, Castiglione e Randazzo, como nos mostra o mapa abaixo:

Mapa das rgeiões viníferas da D.O.C. Etna (Créditos: etnadoc.com)

A Denominação de Origem Etna recebe esse nome devido ao Monte Etna, o vulcão mais alto da Europa (3.357 m) e um dos mais ativos do mundo. Reconhecida em 1968, esta é a primeira Denominação de Origem estabelecida na Sicília e uma das mais antigas da Itália. Em 2011, a especificação foi modificada, com a introdução do tipo de espumante na versão branco (bianco), rosé (rosato) e tinto reserva (rosso riserva).

GEOLOGIA DO TERROIR

A natureza do solo está intimamente ligada à matriz vulcânica; 80% da viticultura do lugar está em solos acinzentados ândicos e solos lixiviados avermelhados (também de origem vulcânica), e, para os 20% restantes, solos aluviais e vertissolos. Os solos de origem vulcânica são geralmente e predominantemente arenosos, constituído por cinza vulcânica, fragmentos de vidro vulcânico (Obsidiana), areia (fragmentos milimétricos das rochas do lugar) e fragmentos lava resfriada, com excelente permeabilidade e ricos em microelementos como: Ferro, Cobre, Magnésio, Potássio assimilável e, em média, abastecidos ou pobres em Azoto e Fósforo assimilável.

REGRAS DA DOC ETNA PARA A ELABORAÇÃO DE VINHOS

• Etna DOC Bianco: Mínimo de 60% da uva Carricante e de 0 a 40% da uva Catarrato para branco comum.

• Etna DOC Bianco Superiore: Pelo menos 80% da uva Carricante.

• Etna DOC Rosso: Mínimo de 80% da uva Nerello Mascalese e até 20% da uva Nerello Cappuccio / Mantellato. Podem ser incluídas até 10% dr outras uvas não aromáticas, inclusive as brancas.

• Etna DOC Rosato: Mínimo de 80% da uva Nerello Mascalese e até 20% da uva Nerello Mantellato (Nerello Cappuccio).

• Etna DOC Spumante (Rosé ou vinificado em Branco): Mínimo de 60% da uva Nerello Mascalese e até 40% de outras variedades sicilianas não aromáticas e aprovadas no Conselho Regulador da Denominação de Origem Controlada Etna.
Sem dúvida alguma, esse um daqueles lugares de tirar o fôlego, não só pela beleza natural do lugar como pelo heroísmo das pessoas que vivem e trabalham nessa terra tão especial e desafiadora. Os vinhos elaborados na região do Monte Etna, principalmente os que são feitos com a uva estrela do lugar (Nerello Mascalese) são muito frutados, trazendo muita fruta vermelha, exibem também  um floral rico e uma mineralidade singular. Apesar do perfil leve da Nerello Mascalese, os vinhos tem estrutura (acidez e tanino) suficiente para envelhecerem bem. Se você tiver a oportunidade de conhecer os vinhos da DOC Etna não deixe para depois, invista nessa experiência, pois certamente valerá muito a pena. Até breve!

  



Nenhum comentário:

Postar um comentário