terça-feira, 6 de abril de 2021

O PENEDO 2016

O Penedo 2016.

Trata-se de um assemblage elaborado com as castas Jaen, Rufete e Tinta Roriz, características da região do Dão e cultivadas nas encostas da Serra da Estrela pela Adega Cooperativa de Vila Nova de Tazem, fundada em 1954. 

O vinho estagia por 12 meses em barricas de carvalho francês. 

No visual apresenta um tom vermelho-rubi intenso, bem opaco no centro e mais translucido na borda, halos acastanhados e reflexos em tom grená. As lágrimas são finas e medianamente lentas na precipitação, condizentes com o teor alcoólico de 13%.

No olfato exibe notas de frutas vermelhas e negras em compota, café, licor de cereja, couro, um toque amadeirado, especiaria doce que lembra baunilha, notas terrosas de trufas e terra molhada e um mineral intenso que lembrou argila granítica, formidável!!! 

No paladar é de médio corpo, com taninos bem presentes, marcantes mas bem trabalhados, a acidez é média e bem integrada ao álcool proporcionando uma estrutura bem equilibrada ao vinho. As notas aromáticas não são intensas e complexas no paladar como são no olfato e a sensação é que o vinho decai nesse aspecto quando é sentido em boca, senti as frutas mais discretas, o toque terroso, uma leve salinidade, uma nota amadeirada mais intensa que se destaca aos demais, o couro e o café aparecem de forma mais tímida. Consequentemente o final de boca é curto para médio em longevidade.

É um vinho que vale a experiência da prova, mas para mim deixou a desejar no paladar, no entanto, no olfato é maravilhoso, muito mais intenso, complexo e foi o ponto alto da degustação. Saúde! 🍷🍷🇵🇹





Nenhum comentário:

Postar um comentário