domingo, 18 de abril de 2021

ENOS GRAN RESERVA MALBEC / SYRAH 2018

Enos Gran Reserva Malbec / Syrah 2018.

VINHAÇO!!!

No rótulo dessa linha de vinhos, a Enos Vinhos de Boutique presta uma homenagem às aves símbolo do Brasil e neste caso trata-se da Noivinha (Xolmis irupero), também conhecida popularmente por viuvinha e viuvinha-alegre. Essa ave vive na caatinga, nos campos com arbustos e árvores espersas, na beira de brejos, no Nordeste e no Sul do Brasil, no Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e ainda na Argentina, Uruguai, Bolívia e Paraguai.

O vinho foi elaborado pelo enólogo Fernando Camargo que magistralmente trouxe nessa linda obra de arte um assemblage de Malbec com Syrah oriundas de diferentes terroirs, mais especificamente de Monte Belo do Sul - RS e Porto Amazonas - PR. Com toda a singularidade da histórica safra de 2018, o vinho estagiou por 24 meses em barricas de carvalho francês e americano, o que porporcionou boa complexidade e maciez ao vinho.

No visual apresenta um tom vermelho ainda púrpura, brilhante, muito intenso sendo bastante opaco no centro e mais translucido na borda, halos violáceos e reflexos de mesma tonalidade. As lágrimas são lentas e espessas na precipitação, condizentes com o teor alcoólico de 13%.

No olfato apresenta notas de frutas negras maduras, café que se mostra bem intenso, chocolate amargo, nibs de cacau, couro novo, tabaco, especiarias doces como erva-doce, baunilha, cravo, camomila, um toque bem interessante de côco queimado, pimenta do reino, um toque defumado, terra molhada, uma leve nota mineral de grafite e um floral de rosas vermelhas e violeta. 

No paladar é encorpado, vinho "carnudo", "mastigável", com um bom ataque e muito saboroso. Os taninos se mostram presentes mas bem domados, a acidez está na medida certa e o álcool se mostra em total harmonia com os demais componentes, evidenciando uma bela estrutura. As notas sentidas no olfato se confirmam em boca com destaque para as frutas negras muito maduras, o café, o tabaco, as especiarias doces e o defumado. O final de boca não poderia ser de outra forma se não com muito sabor, intensidade e com uma ótima persistencia. Um baita vinho que merece anos e anos de guarda na adega e só promete evoluir ainda mais. Para acompanhá-lo recorri a um hambúrguer suculento com carne dupla, bacon e queijo, e quase que o acompanhamento não aguenta a estrutura robusta do vinho, mas deu tudo certo. 

Saúde!🍷🍷🇧🇷🔝




Nenhum comentário:

Postar um comentário