sábado, 3 de abril de 2021

ENOS CONDE DE MONTE CRISTO 2017

Enos Conde de Monte Cristo 2017.

"Deus me fará justiça" - Sem dúvida não há outra frase que possa simbolizar melhor essa grande obra da literatura francesa. O Conde de Monte Cristo é uma obra de Alexandre Dumas, que nos relata a história de Edmond Dantès e da sua injusta prisão. A obra também trata da busca de Edmond por vingança, justiça e verdade tendo a redenção de sua alma através do perdão e do amor. 

O vinho é um blend de Touriga Nacional e Alicante Bouschet, uvas oriundas de vinhedos localizados nas regiões de Encruzilhada do Sul e Monte Belo do Sul, sendo que em seu processo de vinificação o vinho estagiou por 12 meses em barricas de carvalho francês e americano.

Destaco desde já que tempo de aeração do vinho em decanter e temperatura são cruciais para aproveitar o melhor de suas nuances olfativas e gustativas. Sugiro no mínimo 1 h e 30 min. de aeração e servir o vinho entre 16° - 18°C. 

No visual apresenta um tom vermelho-rubi profundo, intenso, opaco e uniforme até as bordas onde os seus reflexos são percebidos em um tom vermelho-cardeal. As lágrimas são grossas e lentas na precipitação, condizentes com o teor alcoólico de 13,8%. 

No olfato é de média intensidade aromática e exibe notas de frutas negras e vermelhas frescas, especiarias como pimenta preta, baunilha e um delicado aroma de canela em pau, herbáceo que lembra camomila seca, notas florais de violeta e rosas vermelhas, chocolate ao leite, café, e um leve toque de tabaco.

No paladar é de médio corpo, muito aveludado e elegante, a acidez é presente e muito bem equilibrada, taninos muito sedosos e álcool bem integrado, proporcionando boa estrutura ao vinho. As notas sentidas no olfato se repetem no paladar conferindo um final de boca saboroso, com boa intensidade e de média persistência. Sem dúvida é um vinho que vale muito a pena conhecer, repetir e ter sempre um exemplar na adega e que promete ficar ainda melhor com o tempo de guarda. Saúde! 🍷🍷🇧🇷🔝





Nenhum comentário:

Postar um comentário