sábado, 3 de abril de 2021

CÁRDENAS PÁSSARO DA LUA PETIT VERDOT 2014

Cárdenas Pássaro da Lua Petit Verdot 2014.

VINHAÇO!!! 

Eis aqui um varietal 100% Petit Verdot elaborado pela vinícola Cárdenas no peculiar terroir de Mariana Pimentel - RS, localizado especificamente no Escudo Rio Grandense. No rótulo traz uma homenagem a um pássaro típico da região mas que também é encontrado (quando se tem sorte) na região amazônica, a saber, o Urutau ou Pássaro da Lua, uma ave mestre na arte da camuflagem. Com uma produção de apenas 1.693 garrafas esse belíssimo vinho foi considerado o melhor Petit Verdot do Brasil na Grande Prova de Vinhos do Brasil 2019. O vinho estagiou por 12 meses em barricas de carvalho francês e por mais 4 anos nas garrafas antes de ser comercializado. 

No visual exibe um tom vermelho-grená profundo já passando para o granada, intenso, opaco, mais translúcido nas bordas e com halos já acastanhados. As lágrimas são escorregadias, medianamente finas e rápidas na precipitação, condizentes com o teor alcoólico de 12,2%. 

Destaco que há a necessidade de aerar o vinho por no mínimo 1 hora, pois ele se mostra bem fechado no início e também porque há formação de borras. 

Logo que se abre traz ao nariz notas de frutas negras muito maduras (ameixa preta, mirtilo, cassis e jaboticaba), licor de cassis, calda de ameixa, uva-passa, terra molhada, solo rico em matéria orgânica, um mineral de rocha vulcânica (piroclasto), café torrado, chocolate amargo, erva seca como tabaco, algo que lembra caixa de charuto, especiaria doce (baunilha), madeira de sobreiro e um defumado bem integrado. No paladar mostra um corpo leve para médio, saboroso, elegante e intenso. Os taninos são aveludados, a acidez é vibrante, gostosa e na medida correta, o álcool está perfeitamente bem integrado ao demais componentes formando uma estrutura perfeita e que sustenta longevidade ao vinho. As notas detectadas no olfato se repetem, com destaque para as frutas negras, o café, o chocolate amargo, o tabaco, o defumado e a especiaria doce proporcionando um final de boca intenso, saboroso e de uma persistência longeva e formidável, simplesmente espetacular! Para acompanhá-lo recorri a charcutaria (salame, bacon frito e charque frito) e ficou esplêndido. Saúde! 🍷🍷🇧🇷🔝




Nenhum comentário:

Postar um comentário