quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Avaliação pessoal do vinho Dádivas Tempranillo 2018 - Lidio Carraro 🇧🇷

Foto: Rótulo do vinho Dádivas Tempranillo 2018 e seu aspecto visual (pelo autor).

QUE VINHASSO! 
Não poderia começar de outra forma ao me referir a esse vinho excepcional da vinícola Lidio Carraro. Realmente é um vinho ideal para celebrar as Dádivas da vida, a Dádiva de ter a satisfação e o prazer de saborear um vinho tão incrível! 
A Lidio Carraro foi eleita pelo renomado crítico Steven Spurrier da Decanter Magazine, como a melhor vinícola brasileira! A mesma tem em sua filosofia e essência a metodologia purista de produção, onde não abriga nenhuma outra influência a não ser a natural evolução da uva e a interferência natural do terroir. Para isso, as uvas são colhidas manualmente de forma integral em vinhedos próprios, o vinho não passa por filtração e não há de forma alguma utilização de barricas de carvalho para a evolução do vinho. Os vinhos evoluem em tanques de aço inoxidável em temperatura controlada e na própria garrafa nas caves da vinícola. Portanto, toda a gama de aromas que você sente é próprio da evolução da uva, do terroir e nada mais!
Nesse caso, trata-se de um varietal 100% Tempranillo da safra de 2018, a melhor safra de todos os tempos já registrada no Brasil. O terroir está situado na região da Encruzilhada do Sul, Serra do Sudeste - RS, onde o vinhedo se desenvolve em um solo granítico-arenoso, com baixo teor de matéria orgânica e ótima drenabilidade. 
Agora vamos as suas caracteristicas organolépticas:
No visual apresenta um tom vermelho-rubi com reflexos violáceos, brilhante, viscoso e de opacidade nítida. As lágrimas são largas e preguiçosas na precipitação, o que condiz com o teor alcóolico mais elevado de 14%. 
No olfato é extremamente aromático, evoluindo em taça com o passar do tempo. Primeiramente exibe notas intensas de café torrado, um pouco de defumado e evolui para frutas negras e vermelhas em geleia como morango, ameixa e amora, notas de frutas secas, passas, figo, castanhas, amêndoa, nozes, chocolate amargo e licor de cacau. No paladar é intenso, encorpado e de sabor persistente. Os taninos são sedosos, bastante elegantes, a acidez é bem integrada junto ao álcool formando um equilibrio perfeito entre esses três componentes. As frutas em geléia e o chocolate permanecem firmes na boca e se completam com torrefação no retrogosto. Que vinhasso meus amigos... Que vinhasso!
Apreciei e combinei esse vinho incrível com uma carne de sol assada na brasa e ficou ainda mais excepcional, um completou o outro. Mas com certeza esse vinho também combinaria muito bem com uma feijoada, com churrasco, carnes de caça, massas com molhos fortes e risoto. Cheers! 🍷








Um comentário: