Foto: Embrapa.br
POR: CONSTANÇA TATSCH
A produção nacional continua nos presenteando com vinhos incríveis, cada vez mais com personalidade, identidade própria e com nuances únicas de terroir's que só se encontram no Brasil. Confira uma seleção do que foi destaque no evento Vinhos do Brasil que ocorreu nos dias 28, 29 e 30 de junho de 2019 no Shopping Via Parque, na Barra - RJ.
Quem ainda diz que o Brasil não tem vinho bom, precisa se atualizar. E, se os espumantes já caíram no gosto de especialistas e consumidores, ainda há muito espaço para o mercado dos brancos, rosés e tintos crescer.
Além das grandes vinícolas, há um mundo para se explorar. O crítico e colunista de vinhos do RioShow, Pedro Mello de Souza, esteve no evento Vinhos do Brasil e selecionou alguns destaques que merecem ser conhecidos. Confira:
Vinícola Luiz Argenta
Cabernet Franc 2015
"Daqueles vinhos aveludados na boca e frutados no nariz, que a gente curte tomar com uma carne: macio, bom corpo e estrutura para a grelha fina de uma boa fraldinha mal passada."
Viapiana
Barricas Selecionadas, lote 3
"Lançamento mais recente da vinícola, um vinho original, que combina não só uvas como também safras diferentes dessas uvas, como as merlots de 2014 e 2015 em uma garrafa só. O veredito em uma palavra: elegância."
Villaggio Bassetti
Roberto Sangiovese 2015
"Lindo nos olhos, agradável no nariz, delicioso na boca, em um dos melhores casos de sangiovese catarinense. Medalhas merecidas em degustações recentes. É correr para garantir uma das 1.300 garrafas da tiragem limitadíssima do rótulo."
Vinícola Suzin
Sauvignon Blanc 2018
"É um dos casos em que o frescor e a acidez da uva nos levam à beira da piscina na rápida fechada dos olhos, ou para um brunch de ostras e outros frutos do mar delicados como esse branco da área de São Joaquim."
Vinhedos Monte Agudo
Chardonnay
"Vinho de acidez extraordinária, mostrando a vibração que a altitude de Santa Catarina confere a essa uva, excelente com carpaccios e carnes brancas e até com uma moqueca de peixe."
Leone di Venezia
Garganega 2017
"Uma das experiências deste produtor catarinense que aposta largamente em uvas italianas e na alegria com que se manifestam em uma altitude bem maior do que a original europeia. O resultado é um vinho branco de acidez esplêndida, de leveza no corpo e de personalidade na boca."
Leone di Venezia
Oro Vecchio
"Se o chamado “vinho laranja” está na moda, a vinícola catarinense mostra o porquê: densidade, profundidade e até um toque de romance, com esse vinho que tem a cor do pôr do sol."
Villaggio Conti
Arancione
"Outro golaço de Santa Catarina na área dos “vinhos laranja”, de cor âmbar, que nos fazem gemer com a sua estrutura. Junto com o Oro Vecchio, do vizinho Leone di Venezia, é um dos melhores vinhos da nova adega brasileira."
Villaggio Conti
Pignolo
"Falamos em uvas italianas no Brasil. Essa aí nem existia fora da área de Veneza, e o produtor trouxe na mão. Potência em todas as sensações, do nariz e da boca, dos olhos ao coração, especialmente com uma bela massa com molho denso, do tipo bolonhesa."
Adolfo Lona
Pas Dosé
"Fineza define esse espumante do grande campeão no estilo dos vinhedos gaúchos. Nariz clássico de pães quentes e brioches calientes. Na boca, um toque requintado de morango e estrutura que permite que acompanhe uma refeição inteira."
Vinícola Guaspari
Syrah Vista da Serra
"Quem diria, um vinho de São Paulo entre os melhores do país. De um terroir do mais fino café, vem esse syrah intenso, aromático e cheio de promessas do enólogo, que afirmou que, em seis anos, esse será o melhor vinho desta casta em todo o mundo."
Don Abel
Cabernet Sauvignon Reserva 2013
"Uma das melhores relações custo-benefício do mercado, com este rótulo já tradicional mas de tanta juventude na boca. Rico, de paladar excelente, sem complicação, agrada a todos, sejam iniciantes ou iniciados."
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário