segunda-feira, 22 de julho de 2019

Como armazenar e manter o vinho por alguns dias a mais depois de ter aberto a garrafa? É fácil e prático! 🍷😉

Foto: wine.com.br

Os especialistas em saúde recomendam pelo menos duas taças diárias de vinho, uma no almoço e outra no jantar. Por vezes estrapolamos e consumimos uma garrafa de 750 ml de uma só vez. Essa quantidade é permitida desde que você esteja dividindo o seu vinho com uma ou mais pessoas pelo menos, o seu consumo ficará na média permitida por dia. Mas com toda certeza você já se encontrou na situação em que degustou o seu vinho e não quis consumi-lo todo no mesmo dia, desejou guardá-lo mas não se permitiu correr o risco de fazer o vinho morrer lentamente na geladeira até se tornar vinagre. De fato é um dilema! 
Um vinho quando não é bem armazenado depois de ser aberto, começa a ser oxigenado rapidamente, e esse processo brusco de oxigenação leva o vinho a uma "morte súbta" causando o seu avinagramento. Tentar recolocar a rolha original do vinho não é indicado, pois você terá uma grande dificuldade pra colocá-la por inteira no pescoço da garra, corre um grande risco de a rolha se quebrar ao meio e isso vai causar um enorme transtorno e ainda que você consiga a proeza de recolocar a rolha, o espaço entre a mesma e o vinho será maior, haja vista que você consumiu uma parte desse vinho, então esse espaço terá uma grande quantidade de oxigênio que matará a bebida lentamente. Isso serve também para as garrafas de 750 ml com vedação screw cap (tampa de  rosca metálica), devemos sempre levar em consideração o espaço que fica entre o vinho e a vedação da garrafa, quanto maior for o espaço mais oxigênio estará em contato com o vinho. Mas então, como resolver esse problema e preservar meu vinho de forma adequada? Vamos as respotas... 

BOMBA A VÁCUO

Foto 01

Alguns especialistas em vinhos indicam para esses casos, a utilização de uma bomba a vácuo (Foto 01), a qual veda a garrafa com uma vedação de borracha, que não interfere no gosto do vinho caso esteja em contato com mesmo. Depois de ter colocado essa vedação você encaixa a bomba em sua extremidade e então puxa para cima uma alavanca que irá bombear e retirar todo o oxigênio que ficou dentro da garrafa, então você manterá o seu vinho saudável por mais alguns dias na geladeira. 
Sinceramente, acho meio aborrecido tudo isso e na prática não sei se realmente funciona. Prefiro a sugestão a seguir!

GARRAFA DE VINHO DE 375 ml 

Foto 02

Particularmente acho as garrafas de 375 ml com vedação screw cap perfeitas pra armazenar o vinho que sobrou (Foto 02). Geralmente depois de algumas taças consumidas, o que sobra do seu vinho é uma quantidade que cabe perfeitamente nessas garrafas, a vedação screw cap é segura e prática, além de que o espaço entre o vinho e a vedação será mínino, ou seja, a quantidade de oxigênio é pequena e isso manterá o seu vinho perfeito por pelo menos seis dias na geladeira. Além disso, são reutilizáveis! Depois de vazias é só lavar bem com água quente e por favor, nada de detergentes ou qualquer outra coisa que tenha cheiro, a água quente é suficiente. Deixe a garrafa secando de boca para baixo e pronto!
A quantidade de garrafas de 375 ml irá variar de acordo com a quantidade de vinhos diferentes que você queira degustar por dia, para cada vinho uma garrafa de 375 ml. Uma sugestão: caso você não queira arriscar em jogar o vinho fora quando for passa-lo de uma garrafa para a outra, um funil resolverá esse problema tranquilamente. 
Bom, espero que essas sugestões ajudem você a preservar o seu vinho por mais tempo na geladeira e assim poder ficar tranquilo sabendo que não irá encontrá-lo como vinagre quando voltar a degustar o mesmo depois de uns dias. Cheers! 🍷







Um comentário: