sábado, 29 de junho de 2019

Avaliação pessoal do vinho Carlos Reynolds - 2015 🇵🇹

Foto: Rótulo do vinho Reynolds e seu aspecto visual (Autor).

Excepcional e complexo! Esses termos definem muito bem esse vinho alentejano. 
Trata-se de um blend elaborado com 40% de Alicante Bouschet, 40% de Trincadeira e 20% de Alfrocheiro da safra de 2015, desenvolvidas em um solo xistoso sobre encostas suaves com influência da Serra de S. Mamede. A vinha localiza-se na Herdade Figueira de Cima e possui condições naturais de drenagem. O vinho permaneceu em guarda por 12 meses em balseiros de carvalho francês e por mais 12 meses evoluindo em garrafa nas caves da vinícola. Esse processo trouxe um buquê complexo de aromas ao vinho, os quais veremos detalhadamente a diante. 
No visual apresenta um tom vermelho-rubi com halos já apresentando uma tendencia acastanhada, brilhante, ainda com certa opacidade e reflexos violáceos. As lágrimas são grossas e lentas na precipitação, compatível com o 13,5% de teor alcoólico.
No olfato é uma explosão de aromas que modificam e evoluem com o passar do tempo. Inicialmente o vinho exibe notas de frutas negras em compota como mirtilo, amora, ameixa, jabuticaba, jambo muito maduro, notas de madeira, tosta, especiarias diversas como alcaçuz , pimenta, cravo-da-índia, favo de baunilha, notas intensas de cumaru, aroma mineral de alcatrão, notas de café torrado, chocolate amargo, ervas frescas como menta e também ervas secas como tabaco (caixa de charuto). No paladar é de médio corpo a encorpado, muito saboroso, amadeirado, frutado e as notas de chocolate amargo mostram-se mais intensas. O vinho traz uma acidez gastronômica muito interessante e agradável, álcool bem integrado e taninos que apesar de bem elegantes são perceptíveis. Há um leve e ligeiro dulçor que se mostra logo ao primeiro contato, compondo uma harmonia de sabor e frescor. O final de boca é saboroso e muito inteso, proporcionando um retrogosto bastante duradouro, o que evidencia a qualidade desse vinho maravilhoso.
Eis aqui um daqueles vinhos que vale a pena ter na adega e de excelente custo/qualidade, super recomendo! 

Cheers 🍷






2 comentários: