quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Saiba um pouco mais sobre a importância das Taças adequadas para determinado tipo de Vinho.

Qual é a taça adequada para se degustar vinho?

Essa certamente é uma das primeiras perguntas daqueles que querem entrar no mundo dos vinhos.
Caso você esteja estudando ou começando os estudos vinícolas, não precisa se preocupar tanto assim com as taças, há muitas outras coisas ainda mais importantes pra se entender e praticar. No entanto, isso não quer dizer que você deva deixa-las de lado, as taças tem as suas importâncias, significativas e fundamentais.
Sua taça deve ser totalmente transparente, caso você realmente queira apreciar o seu vinho corretamente, e que a mesma seja feita de cristal, de preferência. Não se desespere, com um pouco mais de 50 reais você consegue achar uma boa taça, caso seja um casal, um pouco mais de 100 reais.
Você deverá ter uma taça para os vinhos tintos, outra para os brancos,  e outra para os espumantes. Cada uma dessas taças possuem suas características próprias, as quais são fundamentais para que você sinta e aprecie todas as características do seu vinho. Segue abaixo na imagem, o modelo de cada uma delas:

                                                                               
A taça de vinho tinto por exemplo deve ter a base grande para que você possa segurá-la com firmeza, a haste que é imprescindível,  o seu bojo também deve ser grande e sua borda menor. Assim, sua taça concentrará um volume ideal de oxigênio para que o mesmo possa oxigenar o seu vinho, e ele por sua vez irá liberar todas as sua características. Veja na imagem abaixo a exemplificação do que acabei de lhes falar:

Outra coisa, segure sua taça pela base e não pelo bojo, pois assim você evitará o aquecimento do seu vinho, aja visto que a temperatura para apreciá-lo é de 16º C a 20º C, e o nosso corpo apresenta uma temperatura média de 36º C. Coloque apenas 1/3 de vinho na sua taça, para que você possa girá-lo dentro dela sem ter que sujar nada, isso seria constrangedor e deselegante. Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário