terça-feira, 30 de julho de 2013

Um Ambiente Saudável para os seus Vinhos


   Foto: Adega climatizada 

"Se você decidiu colecionar vinhos - ou se descobrir que uma coleção está acontecendo em sua vida - preste atenção, por favor: os vinhos mal armazenados tornam-se desapontamento após desapontamento.
Se você planeja manter vinhos por tempo indeterminado, realmente precisa de um local de armazenamento com temperatura  e umidade controladas. Isto é especialmente importante se você mora em um lugar onde a temperatura passe dos 21° C por qualquer período de tempo.
Sem um armazenamento adequado, você pode ficar tentado a consumir aqueles vinhos finos muito antes de eles chegarem ao seu período próprio para consumo (no mundo do vinho essa pessoal é conhecida como infanticida), ou pior ainda, os vinhos podem ter uma morte dolorida em seu armário, garagem ou adega quente." - trecho retirado da pág. 315 do livro Vinho para Leigos.

Realmente como é citado acima, deve-se tomar muito cuidado ao armazenar o seu vinho. Caso você realmente queira montar uma coleção dos seus vinhos preferidos, a não ser que você tenha uma adega subterrânea, um porão frio, ou você tenha herdado um castelo na Escócia, você precisa tomar algumas decisões urgentes para que seu vinho continue sobrevivendo com toda rigidez. Para isso, você deve comprar uma adega, também conhecida como cave (uma unidade refrigerada que você liga na tomada) que existem aos montes no mercado, com capacidade de armazenagem muito variada assim como o preço que acompanha a demanda. Além disso, você pode construir uma sala climatizada, que é muito melhor que nada ou contratar empresas especializadas na construção de adegas. Há algumas empresas no Brasil que oferecem um serviço de altíssima qualidade nesse âmbito, construindo adegas que vão de acordo com a sua necessidade e com o espaço que você tem disponível em casa. Os preços variam de acordo com a quantidade de garrafas e também oferecem adegas prontas, fica a seu critério. Geralmente essas empresas oferecem um orçamento para cada tipo de adega climatizada, facilitando a sua escolha. 
A temperatura deve estar sempre fria, entre 12° e 16° C é o ideal; a temperatura deve ser constante, variações bruscas de temperatura não fazem bem ao vinho; a área deve ter uma umidade com no mínimo 70% e um máximo de 95%, acima de 95% pode-se criar mofo; a área deve ser escura, livre da luz, principalmente da luz do sol, pois os raios ultravioletas são prejudiciais ao vinho; a área também deve estar livre de odores químicos, como tintas, inseticidas, removedores, e etc.
Tomando esses cuidados e precauções você pode montar sua adega, e manter seus vinhos favoritos vigorosos, vibrantes e vivíssimos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário