- "O vinho tinto tende a ser mais consumido como parte de uma refeição do que como um drinque propriamente dito."
Fonte: Livro - Vinho para Leigos
- A graduação alcoólica é um fator importante em um vinho tinto. Portanto, quanto mais álcool tiver é melhor. Um bom vinho tinto tem a graduação alcoólica entre 12,5 % à 14,5 %, pois a uva de qualidade é rica em açúcar, e esse açúcar é transformado em álcool durante a fermentação do vinho.
Mas atenção! Há exceções...
Como no caso do vinho do Porto que tem uma graduação alcoólica entre 19 % à 21% de álcool. Há também o vinho tinto verde, que pode ter 9 % à 12% de álcool. Há muitas outras exceções também, mas por enquanto ficaremos por aqui! Até a próxima...
Fernando Filho
- Deve-se tomar vinho branco frio, e não gelado. Alguns restaurantes servem vinho branco gelado demais, e temos que esperar o vinho esquentar um pouco mais. Caso você goste de tomar o seu vinho branco gelado, tudo bem... mas experimente tomar pelo menos uma vez o seu vinho branco preferido um pouco mais quente. Você irá descobrir que o seu vinho pode ser muito mais delicioso do que você imaginava, e poderá desfrutar de todas as suas características.
Fernando Filho
- Quem disse que devemos apenas tomar vinho tinto quente?
Pelo contrário, o vinho tinto pode se mostrar extremamente saboroso, e sem perder suas características estando frio. Mas lembre-se não o deixe gelar demais, e muito menos congelar. Outro pecado que você jamais pode cometer com seu vinho tinto (nem com vinho Branco, Rosé ou Champagne), é colocar pedras de gelo em sua taça, isso é no mínimo deselegante e você estragará o seu vinho. Coloque a sua garrafa de vinho em um balde com gelo e água para esfriá-lo, use um termômetro para medir a temperatura ideal para o seu vinho. Segue abaixo uma tabela contendo as temperaturas ideais para cada tipo de vinho.
Fonte da tabela: www.revistaadega.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário