Foto: Abrindo um espumante (wikiHOw).
Uma das grandes inseguranças e até mesmo temor para as pessoas que estão começando a lidar com o serviço dos vinhos é abrir uma garrafa de espumante. Isso é normal até que se tenha segurança, entendimento e domínio da técnica para fazer esse procedimento.
Sabe aquele estouro que faz um barulhão e a rolha sai voando em qualquer direção podendo causar estragos? Pois então, isso não é indicado no serviço de espumantes, pois além de fazer a bebida se agitar formando muita espuma e consequentemente estragando metade da bebida (pois ela vai ser jogada para fora e vai escorrer pela garrafa), também não é nada elegante.
Quando compramos um espumantes e o mesmo passa por uma viagem longa até chegar em casa, é ideal que se deixe a garrafa descansar na adega por alguns dias, pois a agitação na bebida faz com que a pressão interna causada pelo gás carbônico aumente ainda mais, e isso pode causar prejuízos se a garrafa for aberta ainda nesse estado.
Outro cuidado que se deve tomar é em relação a temperatura de serviço, deve-se sempre respeitar isso deixando com que a temperatura fique entre 6° a 8° C. O espumante quando quente demais pode causar aquele estouro indesejado e formando muita espuma, estragando a bebida toda praticamente, ainda que você tenha tido todos os cuidados ao abri-lo.
Não há nenhum problema em deixar o seu espumante gelando no freezer por alguns minutos, mas o ideal é que tenha um balde de gelo para isso. Então encha o balde pela metade com gelo e coloque água, mexa para que as pedras de gelo não fiquem empedradas/grudadas. Coloque a sua garrafa de espumante imersa na água com gelo e após isto, complete com mais gelo até encher o balde, fazendo com que grande parte da garrafa fique encoberta. Deixe o seu espumante gelando assim por pelo menos 1 hora e então estará adequado para o consumo.
Modo de abertura:
Já com o espumante na temperatura ideal e descansado, pegue a garrafa firmemente com uma das mãos e com a outra retire a cápsula/lacre que está encobrindo o muselet (gaiola), geralmente há uma ligueta que facilita essa retirada. A seguir, mantenha pressionada a parte superior do muselet e destrave-o girando a "chave de arame" que tem seis voltas. Nesse momento, algumas rolhas tendem a querer sair rapidamente devido a pressão interna, por isso é necessário que você esteja pressionando na parte superior para que a rolha não salte e cause algum acidente. Se esse for o caso, não se preocupe em retirar por completo o muselet, você pode retirar a rolha com ele por cima, você só precisa destravar e deixar a sua base bem desencaixada da garrafa. Se a rolha estiver firme, você pode em alguns segundos retirar o muselet e voltar a pressionar a rolha na parte superior para a sua retirada. Após esse procedimento, gire a rolha. Ao girá-la a própria pressão interna irá fazer a rolha sair e você só tem que manter a pressão na parte superior dessa rolha para que a mesma saia de maneria bem controlada e lenta, causando apenas um leve e elegante suspiro e não um estouro.
Parece muita coisa né? Mas só parece, em alguns segundos você faz tudo isso e poderá apreciar o seu belo espumante.
Espero poder ter ajudado com as dicas e que o querido leitor tenha grandes e divertidas experiências com os espumantes. Cheers! 🥂
Nenhum comentário:
Postar um comentário