Foto: Capa do livro Atlas Mundial do Vinho (pelo autor)
Caros leitores, hoje falarei sobre um livro essencial que todo apaixonado por vinho deve ter em casa. Antes de começar a falar especificamente do livro, quero brevemente falar sobre os autores dessa obra, os quais são considerados "o Bordeaux e a Borgonha dos especialistas em vinho", segundo o The Times.
Hugh Johnson é um dos grandes nomes do mundo editorial dos vinhos desde que publicou seu primeiro livro, Wine, há quase cinco décadas. Sua abordagem singular - séria e informativa e, ao mesmo tempo, divertida e despretenciosa - conquistou a admiração de apreciadores de vinho em todo o mundo. Johnson torna acessíveis e prazerosos os temas mais complexos. Em 2003, tornou-se Chevalier de l'Ordre National du Mérite pelo presidente Chirac, e, em 2007, recebeu a Ordem do Império Britânico (OBE) por sua dedicação à vinicultura e à horticultura.
Não menos importante, Jancis Robinson é uma das poucas mulheres especialistas em vinho no mundo. Seus livros, vários deles premiados, estão entre o guias mais respeitados sobre o assunto, entre eles Como degustar vinhos, publicado no Brasil pelo selo Globo Estilo. Jancis é colunista do Financial Times e escreve diariamente para o www.jancisrobinson.com, que tem assinantes em cem países e recebeu o prêmio Louis Roederer International Wine Writers de o melhor site sobre vinho de 2010. Aclamada pela crítica como a "mulher que quando fala faz o mundo tomar um gole de vinho" (USA Today) e "nossa escritora de vinho favorita" (Playboy), Jancis foi a primeira pessoa fora do comércio do vinho a se qualificar como Master of Wine, em 1984. Foi condecorada com a OBE em 2003 e se tornou Officier de l'Ordre du Mérite Agricole em 2010. É presidente honorária da Wine & Spirit Education Trust desde janeiro de 2012.
Foto: Hugh Johnson & Jancis Robinson
Ufaaaa... Creio que as atribuições e essa pequena e modesta apresentação dos autores já são suficientes para você saber que terá uma grande obra sobre vinho no seu acervo.
O Atlas Mundial do Vinho traz uma gama de informações sobre a viticultura e a vinicultura, evidenciando como o mundo dos vinhos cresceu exponencialmente nos últimos anos, além de apresentar uma rica cartografia, um texto especializado e belíssimas fotografias que deixam o Atlas ainda mais atrativo.
Foto: Bela fotografia de um vinhedo na Borgonha e sua cartografia detalhada de alta resolução.
Os autores se preocuparam em fazer uma introdução histórica desde a antiguidade, passando pela Idade Média até os dias de hoje, mostrando a evolução dessa bebida milenar. Em seguida abordam sobre A Vinha de forma detalhada, com grandes informações e belíssimas ilustrações, passando pelas características principais de uvas viníferas internacionais e regionais (tintas e brancas). Com o folhear das páginas, os autores dedicam capitulos inteiros para o seguintes temas: 1. Vinho e Clima, 2. Terroir (Saliento aqui a dedicação em abordar de forma leal a geologia dos vinhedos, o clima, a altitude, a hidrografia, tornando o conceito de Terroir mais detalhado e desenvolvido para o entendimento), 3. Produção de vinho no vinhedo, 4. Produção de vinho na cantina, 5. O carvalho e seus usos, 6. Anatomia de uma vinícola, 7. O vinho e o tempo e 8. Degustando e falando sobre vinhos. A seguir, os autores começam a falar de maneira específica e muito detalhada sobre as regiões produtoras de vinho, dos principais países e de outros menos badalados do Velho Mundo e do Novo Mundo, incluindo: França, Itália, Espanha, Portugal, Alemanha, Inglaterra e País de Gales, Suíça, Áustria, Hungria, República Tcheca e Eslováquia, Bálcãs ocidentais, Croácia, Eslovênia, Bulgária, Romênia, região do mar Negro, Geórgia, Grécia, Turquia, o Mediterâneo Ocidental, América do Norte, América do Sul, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul e Ásia. Em cada região, Jancis indica os principais rótulos que considera, os mesmos são ilustrados com boas fotografias e acompanhados por um comentário.
De certo, é uma obra que necessita tempo e dedicação para estudar, conhecer e aprender muito sobre o vinho. É inestimável o conhecimento adquirido e o prazer de aprender cada vez mais sobre tudo o que rodeia o mundo dos vinhos. Devido à tudo isso, dediquei essa publição para falar um pouco sobre essa grande obra que considero essencial para quem quer aprender mais sobre vinho, para quem não sabe nada e quer aprender e também para quem já conhece muita coisa mas precisa sempre reciclar o conhecimento. Boa leitura e Cheers! 📚🥂🍷🍷
Nenhum comentário:
Postar um comentário