Foto: Logomarca da Pró-Vinho
O Brasil é o 17° no ranking dos consumidores de vinho. É uma posição bem modesta para a sétima economia do mundo, ainda mais lembrando que por aqui não há barreiras culturais ou religiosas para o consumo da bebida. Mais: no Brasil, o consumo é de 1,9 litro por ano, contra 20,1 litros anuais da vizinha Argentina ou 50,5 litros de Portugal. Os brasileiros consomem 338 milhões de litros de brancos e tintos por ano, enquanto no líder Estados Unidos este número é de 3,2 bilhões de litros.
Se estes dados, compilados pela Ideal Consulting e pela Winext, apontam para o potencial deste mercado, a realidade mostra que o consumo não cresce. O 1,9 litro per capita, por exemplo, é estável há anos e inclui os vinhos finos (elaborados com uvas viníferas) e os de mesa.
Com o intuito de modificar de forma positiva o cenário de consumo e conhecimento do vinho no Brasil, setores e associações importantes do mundo do vinho como: Abras (Associação Brasileira de Supermercados), a ABBA(Associação Brasileira dos Exportadores e Importadores de Bebidas), o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), resolveram se juntar e criar o Pró-Vinho. Essa iniciativa interprofissional tem a missão de desenvolver estratégias para incentivar a cadeia de valor a disseminar a cultura do vinho e, assim, ampliar o seu consumo. Para isso, esta iniciativa se propõe a criar e sugerir estratégias capazes de atrair novos consumidores ao mundo do vinho e também aumentar a frequência com que consumidores esporádicos provem a bebida. Ao reunir pessoas e associações de diversas áreas do mundo do vinho, a Pró-Vinho acredita que pode sugerir diversas ações efetivas para alcançar este objetivo.
No meu entender, essa é de fato uma grande iniciativa para fomentar o conhecimento, quebrar os preconceitos que infelizmente ainda há sobre nosso vinhos (que são de muita qualidade), desmistificar o pensamento de que vinho é uma bebida etilizada e que deve ser sempre cheio de "enochatices". A divulgação é um enorme passo e o conhecimento é uma grande forma de introduzir o vinho na cultura e no cotidiano do povo Brasileiro, independente de classe social e região.
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