segunda-feira, 2 de maio de 2022

PANIZZON MAXIMUS 2020

Panizzon Maximus 2020.

Esse aqui é UM TAPA NA CARA daqueles que falam que vinho brasileiro de qualidade é muito caro. Seu custo de mercado gira em torno de 50 a 60 reais e entrega em taça muito mais do que o preço sugere. Devido a essa qualidade que se confirma safra após safra, o Maximus já se tornou figura carimbada aqui no Diário dos Vinhos. Hoje trago a vocês um exemplar da espetacular safra de 2020, sendo um assemblage formado com as variedades Cabernet Franc, Merlot, Sangiovese e Ancellotta, uvas colhidas em vinhedos localizados em Campos de Cima da Serra - RS a 850 m de altitude. As uvas são fermentadas separadamente em tanques de aço inoxidável em temperatura controlada a 18°C sob a ação de leveduras selecionadas e com remontagens diárias. Ambos os vinhos maturam em uma mescla de carvalho francês e americano por 12 meses, quando então, é feito o assemblage.

No visual apresenta um lindo tom vermelho rubi intenso, límpido (sem presença de sedimentos), brilhante e com reflexos já tendendo a um tom acastanhado, porém, tímido e o que predomina ainda é o rubi, confirmando a sua jovialidade. As lágrimas são medianamente lentas e grossas na precipitação, condizentes com o teor alcoólico de 13%.

No olfato mostra-se um pouco fechado no início (sugiro aerar por no mínimo 45 minutos). O vinho apresenta uma média intensidade de aromas e uma complexidade admirável! Exibe notas de frutas vermelhas e negras maduras (amora, morango, ameixa, cassis, mirtilo), tomate em compota, café, tabaco, couro, chocolate amargo e especiarias doces como canela em pau e noz-moscada. Com o passar do tempo evoluindo em taça, ainda traz notas de especiaria picante que lembra pimenta do reino, um toque herbáceo de folha de tomate e uma interessante nota de goiabada defumada.

No paladar é seco, de médio corpo e muito saboroso. A acidez é alta, os taninos estão bem aveludados e o álcool é médio e muito bem integrado. As notas de frutas vermelhas e negras maduras se confirmam sendo escoltadas pelas notas de café, tabaco e um delicioso floral. O final de boca é intenso, saboroso e de persistência média. Belíssimo vinho da Vinícola Panizzon amigos!!!

Saúde!🍷🍷🇧🇷




Nenhum comentário:

Postar um comentário