terça-feira, 6 de abril de 2021

CHÂTEAU LASSUS MÉDOC 2007

Château Lassus Médoc 2007.

Em 1850 o Château era proporiedade de P. Brion e foi mencionado na primeira edição do Bordeuax Et Ses Vins editado por Charles Cocks. Já na quinta edição do guia em 1886 a vinícola apareceu com o nome atual de Châteua Lassus. Em 1932, o Château Lassus foi premiado com o status Cru Bourgeois e a propriedade foi comprada pela família Paeffgen em 2010, que desde então realizou grandes investimentos para ajudar o Cru a manter seu status de renome. A aposta na qualidade é concretizada por esforços sustentáveis ​​nas vinhas com mais de 100 anos de idade. O vinho é um Médoc clássico com um típico corte bordalês elaborado com 50% de Cabernet Sauvignon e 50% de Merlot e estagiou em barricas de carvalho francês de primeiro uso. 

No visual apresenta um tom vermelho-granada, bastante intenso no centro e mais translúcido quando grada para as bordas, reflexos atijolados e halo de evolução bem espesso e de tom acastanhado. As lágrimas são grossas e moderadamente lentas na precipitação, condizentes com o teor alcoólico de 13%. 

No olfato é intenso e ao mesmo tempo elegante, evolui constantemente até a última gota em taça e entrega os aromas em camadas. O vinho exibiu notas de defumado, café, terra molhada, folhas secas, couro, cedro, especiarias doces como cravo, canela, baunilha, noz-moscada ralada, erva-doce e alcaçuz, frutas negras em compota, ameixa em calda, ervas secas como tomilho, folha de louro e salvia. Notas de ervas frescas como alecrim, folha de menta e erva-cidreira se mostram mais intensas depois de um bom tempo de evolução. 

No paladar é seco, de médio corpo (+), equilibrado, elegante e muito saboroso. Os taninos se mostram ainda firmes mas bem aveludados, a acidez está incrivelmente viva e em total harmonia com o álcool. A intensidade e complexidade de aromas se confirmam em boca e com o passar do tempo apresenta uma sutil salinidade. O final de boca é muito saboroso, intenso e de uma persistencia muito duradoura. Para acompanhá-lo recorri a uma deliciosa lasanha bolonhesa que proporcionou uma harmonização perfeita (formou o terceiro sabor em boca). Santé et bonheur!🍷🍷🇨🇵




Nenhum comentário:

Postar um comentário