terça-feira, 30 de março de 2021

ENOS GRAN RESERVA TOURIGA NACIONAL 2017

Enos Gran Reserva Touriga Nacional 2017.

Não poderia começar de outra forma esse texto se não fosse assim: QUE VINHAÇO!

Mais uma vez um grande vinho da Enos está passando por aqui e desta vez, trata-se do Gran Reserva Touriga Nacional. Os detalhes em azul e amarelo do rótulo é uma homenagem a Arara-azul, ave que infelizmente está em um quadro de risco de extinção no Brasil. 

O vinho foi vinificado com uvas provenientes da Serra do Sudeste, mais especificamente de Encruzilhada do Sul e estagiou 12 meses em barricas de carvalho francês (30%) e americano (70%) de primeiro uso, passando mais 06 meses de guarda nas garrafas antes de sair para o mercado. 

No visual apresenta um tom vermelho-rubi, limpido, brilhante, mais intenso no centro, reflexos violáceos e halos que ao meu ver já estão migrando para o acastanhado, no entanto, a tonalidade vermelha ainda é manisfestada em grande proporção. As lágrimas são grossas, espassadas e lentas na precipitação trilhada pelas paredes da taça. 

No olfato é muito aromático, trazendo tais aromas em camadas enquanto evolui. Em primeira mão entrega intensas notas de frutas negras em compota, floral de violeta, café, chocolate amargo, couro, tabaco, um toque de manteiga tourino, leve defumado, resina, especiarias doces como erva-doce, noz-moscada e anis estrelado. No paladar é explosivo no melhor sentido da palavra, as frutas negras maduras se confirmam escoltadas pelas especiarias, o tabaco, o café e o chocolate. O corpo é médio, os taninos macios são conduzidos por uma acidez deliciosa que envolve toda a boca e está em total harmonia com o álcool de 13,5%. O final de boca é saboroso, intenso e muito persistente, reforçando a qualidade desse vinhaço que muito me encantou. Destaco que esse vinho ainda vai aguentar bons anos de guarda mas já está espetacular para consumir agora. Para acompanhá-lo recorri a uma pizza quatro queijos e de calabresa, e posso garantir que ficou espetacular amigos. Saúde! 🍷🍷🇧🇷🔝





Nenhum comentário:

Postar um comentário