quarta-feira, 31 de março de 2021

FRESCOBALDI NIPOZZANO CHIANTI RUFINA RISERVA 2011 - DOCG

Frescobaldi Nipozzano Chianti Rufina Riserva 2011 - DOCG

VINHAÇO!!!

A história da família Frescobaldi começa há mais de mil anos e está intimamente ligada à história da Toscana e no que se refere ao vinho, temos aqui um vinho histórico da empresa, produzido no Castello di Nipozzano que fica a cerca de 35 km a nordeste de Florença, mais precisamente na área de Chianti Rúfina. É o símbolo da tradição vinícola da Toscana e mantém uma ligação precisa com o estilo do território. O vinho é elaborado com 90% de Sangiovese e mesclado com 10% de outras castas: Malvásia Negra, Colorino, Merlot e Cabernet Sauvignon e estagiou por 24 meses em barricas de carvalho de segunda e terceira passagem e mais 3 meses em garrafa antes de ser comercializado. 

No visual exibe um tom vermelho-granada, límpido, brilhante, halos acastanhados e reflexos granada. As lágrimas são medianamente grossas e lentas na precipitação, condizentes com o seu teor alcoólico de 13%. 

É um vinho de meditação, que necessita de atenção e deve ser degustado devagar. Ressalto ser importante aerar o vinho por pelo menos 60 minutos para que se possa aproveitar da melhor forma as suas virtudes olfativas pois de início ele é bem fechado. No olfato apresenta frutas negras e vermelhas em compota (mirtilo, cereja preta, amora e jambo), licor de cereja, melaço/algodão-doce, couro, café, chocolate amargo, terra molhada, cacau, folhas secas (tabaco e comomila), flores secas, balsâmico, rezina, especiarias doces como noz-moscada, baunilha, erva-doce e canela, um toque mineral, leve defumado e cedro. Ufaaa.... Amo quando o vinho me traz essa complexidade de aromas e me desafia a buscar ser o mais preciso possível. No paladar é de corpo médio, com taninos ainda presentes mas muito aveludados, acidez bem viva e na medida certa que está em total equilíbrio ao álcool, proporcionando uma estrutura excepcional ao vinho. As notas frutadas, mas pricipalmente as especiarias doces, o balsâmico, o mineral, as ervas secas, o chocolate e o tabaco se destacam, proporcionando um final de boca saboroso, intenso e muito persistente, confirmando a sua alta qualidade. Saúde! 🍷🍷🇮🇹






Nenhum comentário:

Postar um comentário