segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Brotação ou Abrolhamento 🍇

Foto: Brotação da videira (Vinícola Familiar Larentis). 

A brotação constitui o despertar fenológico da planta após o adormecimento invernal e ocorre graças aos nutrientes acumulados pela planta no ciclo anterior. Os gomos lactentes incham e começam a empurrar as escamas protetoras dos 'olhos'. Uma espécie de pelugem surge e as primeiras folhas aparecem na extremidade do sarmento (efeito trepador da espécie), retardando ou inibindo a eclosão dos gomos proximais. 
Embora a atividade celular renasça a partir dos 5ºC, o abrolhamento, ou crescimento vegetativo, precisa de uma temperatura superior que se situa entre os 8ºC e os 12ºC. Este valor depende das castas (castas de abrolhamento precoce, médio ou tardio), da latitude e do vigor da videira.
O ritmo ou velocidade de abrolhamento depende do rigor das temperaturas invernais e fundamentalmente do ritmo de aquecimento da atmosfera na primavera. Pode ser lento se o aquecimento atmosférico for progressivo; ou rápido, se ocorrer um aquecimento prolongado depois do inverno. A forte sensibilidade dos primeiros órgãos verdes à geada, ainda que moderada, faz do abrolhamento um dos períodos mais críticos do ciclo vegetativo da videira. Nos locais onde a influência continental se faz sentir (em particular em todo o interior do país, com especial incidência na metade Norte), é lícito optar por castas de abrolhamento tardio.
No hemisfério Norte, o abrolhamento acontece entre março e abril; enquanto no hemisfério Sul, nos meses de setembro e outubro.





Fonte: ViniBraExpo e Revista Adega


Nenhum comentário:

Postar um comentário