sábado, 31 de agosto de 2019

Avaliação pessoal do vinho Dádivas Merlot/Cabernet Sauvignon 2017 🇧🇷

Foto: Rótulo dos vinho Dádivas Merlot/Cabernet Sauvignon - 2017 e seu aspecto visual (pelo autor). 

Que VINHÃO meus amigos, que VINHÃO...
Não poderia começar de outra forma, penso que define bem a experiência que tive com esse belíssimo vinho da Lidio Carraro. Trata-se de um blend elaborado com 60% de Merlot e 40% de Cabernet Suvignon da vindima de 2017. As uvas trazem toda a potência e tipicidade de um grande terroir localizado na Encruzilhada do Sul, Serra do Sudeste - RS, dispondo de um solo granítico-arenoso, com baixo teor de matéria orgânica e ótima drenabilidade.
Sem mais delongas, vamos ver as características organolépticas encontradas por mim:
No visual apresenta um tom vermelho-púrpura intenso que se estende do centro até as bordas, opacidade muito intensa por não ser filtrado, brilhante e lágrimas densas, grossas e lentas na precipitação, o que condiz com o seu teor alcoólico de 13%.
No olfato exibe aromas intensos que em primeira mão exala chocolate amargo em barra, em seguida (ao girar a taça) notas de frutas negras maduras preenchem o ambiente olfativo mesclando com frutas vermelhas em geléia as quais se destacam: ameixa preta em calda, passas, cereja preta, amora, morango e groselha. Em seguida, com a oxigenação os aromas evoluem para notas de especiarias doces como canela e favo de baunilha, um leve toque de couro, cacau e passa a uma intensidade de sous-bois onde explodem notas de vegetação em decomposição sobre um solo úmido, cogumelos, que lembra muito chão de floresta. 
Na boca é macio, elegante, equilibrado, de corpo médio, muito saboroso, destacando-se as frutas maduras. Os taninos são aveludados, a acidez é perfeita em proporção e sensação e o álcool é bem integrado. Esses três componentes entram em total harmonia e juntam-se a um final de boca saboroso, agradável e persistente, o que evidencia a grande qualidade desse vinho. Com toda certeza é um vinho que deve estar sempre na adega!

 Foto: Sugestão de harmonização (pelo autor).

Na hormonização recorri a uma picanha assada na brasa, ao ponto e bastante suculenta e foi incrível! Ao encontrar-se com o vinho dentro da boca, ambos se complementaram e proporcionaram um terceiro sabor que de forma sutil se estendia por alguns segundos já pedindo a próxima, foi incrível! Mas esse vinho  também poderia  acompanhar carnes de caça e massas com molho mais condimentado.
Cheers! 🍷🇧🇷





Nenhum comentário:

Postar um comentário