Foto: Rótulo do vinho Maycas Del Limarí e seu aspecto visual (Autor).
Excepcional é a palavra!
Maycas significa "terra de cultivo" na lingua Quéchua. Essas foram as bases do Império Inca, a civilização mais poderosa da América do Sul. O luminiso Vale do Limarí - que fazia parte da terra dos Incas no norte do Chile - se abre através de uma ampla bacia mineral que se banha com uma brisa fresca do Oceano Pacífico, formando um terroir peculiar que traz uma influencia enérgica direta para o vinho. Esta obra prima é de autoria do enólogo Marcelo Papa, o qual foi um dos pioneiros em reconhecer o potencial do Vale del Limarí, região próxima ao deserto do Atacama, e deu início ao projeto que hoje é a vinícola Maycas, produzindo vinhos memoráveis como esse exemplar, sendo pontuado com 91 pts por Robert Parker, 89 pts pela Wine Advocate e 94 pts pelo Descorchados. O rótulo traz um incrível calendário solar Inca que detalha as semanas e meses que duraram desde a colheita até o engarrafamento. O vinho é um varietal 100% Syrah que amadureceu 18 meses em barricas de carvalho francês, o que proporcionou um buquê interessantíssimo ao vinho.
No visual apresenta um tom vermelho púrpura intenso evoluindo para rubi nas bordas, brilhante, com reflexos violáceos e opaco devido a alta pigmentação. As lágrimas são preguiçosas e grossas na precipitação, compatível com o teor alcoólico de 13,5 %.
No olfato é uma explosão de aromas que começam com notas de frutas negras maduras como amora, mirtilo e ameixas em calda, e evolui para notas de defumado, madeira, notas herbáceas de folhas secas como tabaco, indo para notas de cacau, especiarias como pimenta do reino, favo de baunilha e uma interessante nota de pneu queimado (borracha queimada). É ideal que deixe o vinho decantando por pelo menos 15 minutos, assim ele irá abrir todos os aromas interessantes que pode proporcionar.
Na boca é de meio corpo a encorpado, fresco, frutado, amadeirado, com taninos elegantes (bastante macios), acidez equilibrada e álcool bem integrado. O final de boca é longevo e muito saboroso, proporcionando um retrogosto que pode durar por muitos minutos.
Sem dúvidas é um vinho que vale a pena ter na adega e repetir a degustação, é um vinho que traz potencial e torna os momentos simples em momentos únicos! Cheers 🍷
Um vinho extraordinário + uma companhia perfeita + bom fundo musical (jazz) = harmonização excepicional❤ Cheers🍷
ResponderExcluir