sexta-feira, 26 de abril de 2019

Vinhos de altitude no Brasil: Sabores e emoções únicas em Santa Catarina 🇧🇷🍷🥂

Fonte: Autor


Degustar os melhores vinhos finos de altitude é mais um ótimo motivo para você visitar Santa Catarina. Após anos de investimentos e pesquisas, o estado conquistou um espaço merecido na produção de vinhos finos de qualidade. Aqui, o ambiente perfeito, uvas selecionadas e vinhedos localizados entre 900 e 1.400 metros acima do nível do mar, garantem um alto padrão de produção. O Vale do Contestado e a Serra são as duas grandes regiões produtoras, repletas de belezas naturais, onde o clima frio permite que as variedades de uva amadureçam de forma lenta e completa.
As excelentes condições geográficas, aliadas ao uso de modernas tecnologias e o trabalho de enólogos qualificados, resultou em espumantes, brancos, rosados, tintos e vinhos doces naturais, com características intensas e marcantes, próprias dos terrenos de altitude. A Rota dos Vinhos de altitude espera sua visita e oferece as belas paisagens catarinenses como acompanhamento perfeito para você degustar essa produção rica e variada. Uma produção que levou Santa Catarina a ocupar um lugar de destaque na vitivinicultura nacional.

UM POUCO DA HISTÓRIA:
Por: Douglas Wurz


A viticultura é uma atividade tradicional em algumas regiões, com destaque para a região Nordeste do Rio Grande do Sul, também conhecida como Serra Gaúcha, que representa boa parte de todo vinho produzido no Brasil. Esta é considerada, no Brasil, como a região tradicional de produção. Porém, a partir dos anos 90 novas regiões vêm ganhando destaque no cenário nacional e internacional, e entre as novas regiões vitícolas destaca-se a região de altitude de Santa Catarina. Esse pólo produtor está voltado ao cultivo de Vitis vinífera L. para a elaboração de espumantes e vinhos finos.

Santa Catarina passou a fazer parte do contexto dessa busca por novas regiões produtoras quando em 1990, a Estação Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Estado – EPAGRI, sediada no município de Videira, deu início a um projeto de pesquisa para identificar as áreas do estado com maior potencial para implantar o cultivo de uvas viníferas com a finalidade de elaboração de vinhos finos.

O engenheiro agrônomo Cangussu Silveira Matos plantou uma coleção de nove variedades de uvas na Estação Experimental de São Joaquim. Essa ação fazia parte de um projeto desenvolvido numa parceria entre a Estação Experimental de Videira, localizada no Meio-Oeste catarinense e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para identificar as regiões do estado de Santa Catarina com maior aptidão para o cultivo da videira.
O experimentou passou por uma fase que foi deixada em segundo plano por dois motivos: o primeiro a descontinuidade do repasse de recursos pela CNPq, e o segundo motivo e mais grave, depois de um inverno rigoroso, a coleção foi dizima, restante apenas três exemplares da variedade Cabernet Sauvignon.
Depois de alguns anos, em 1997, estas três videiras chamaram a atenção do pesquisador Jean Pierre Ducroquet, quando trabalhava em outro experimento de goiaba serrana na estação experimental de São Joaquim. Ele observou que as uvas que haviam frutificado, apresentavam um comportamento bem diferente daquelas que conhecia na estação experimental de Videira. Em abril, as frutas ainda estavam amadurecendo e a qualidade era superior, tanto na questão fenólica quanto na questão sanitária.
O pesquisador Ducroquet colheu as uvas e as levou para a estação experimental de Videira que foram entregues para o enólogo Jean Pierre Rosier, que as vinificou. O resultado surpreendeu a todos pela qualidade do vinho. No ano seguinte, em 1998, novamente as uvas foram vinificadas, e o vinho elaborado mostrou o potencial da região para a vitivinicultura.
Os resultados promissores alcançados com a uva Cabernet Sauvignon deram início à formação de investimentos em vinhedos comerciais em São Joaquim. Em decorrências disso, a região dos vinhos de altitude passou do anonimato do mapa vitícola brasileiro, e passou a ser considerada referência na elaboração de vinhos e espumantes de qualidade diferenciada.


VINÍCOLAS


Vinícola Vivalti

A Vinícola Vivalti é um sonho do empresário Vicente Donini que, por meio da sua holding familiar Don Participações Ltda., detém também o controle acionário da Marisol, líder nacional da indústria do vestuário infantil, e da Santinvest S.A., com atuação no mercado financeiro. Situada em terras altas, numa altitude média de 1.300 metros, a propriedade tem 52 hectares, sendo 16 hectares destinados a vinhedos. Uma área de 3 hectares na parte mais alta da propriedade foi reservada para a urbanização do complexo que vai reunir uma moderna vinícola com receptivo, bistrô, hotelaria de charme, capela, vila de casas de alto padrão, anfiteatro, espaço para eventos e heliporto.


Vinícola Suzin

 A SUZIN é uma vinícola jovem de origem italiana que teve início em meados de 2001, criada pelo patriarca da família Sr. Zelindo Melci Suzin, atualmente com 80 anos; juntamente com seus  filhos, Everson e Jeferson Suzin.

Vinícola Pericó

O Projeto Pericó, iniciado em 27.09.2002, ergueu-se focando em produtos aprimorados. Naturalmente surgiu e passou a importar castas francesas, específicas para altitude e clima frio  (1.300  m.s.n.m). O terroir foi especialmente preparado com viradas do solo (profundas), adubos, e meses de sol. No vinhedo a operação é mecanizada com equipamentos do exterior. Respeito com realidade à ecologia e ergonomia. Hoje, avaliando os resultados e as premiações, o projeto vinícola é inovador promissor.

Vinícola Abreu Garcia

Nas alturas da Serra Catarinense  nasce uma tradição: os vinhos finos de altitude. O frescor da noite e a luminosidade do dia envolvem a região e proporcionam um amadurecimento prolongado das uvas. A combinação entre o clima ideal e a maturação adequada dos frutos potencializa a qualidade dos rótulos de cada safra. Vinícola Boutique Abreu Garcia está situada a 950 metros acima do nível do mar, em Campo Belo do Sul. Lá são cultivados oito tipos de uvas que são matéria-prima na criação de infinitas possibilidades para o paladar, entre vinhos brancos, tintos e espumantes.

Vinícola D'Alture

A vinícola boutique D'Alture produz vinhos de alta qualidade que expressam tudo que o Terroir da Serra Catarinense tem de melhor a oferecer. O plantio de seus vinhedos de altitude que se localizam a 1.400 metros de altitude, tiveram início no ano de 2001 e atualmente abrangem uma área de 14 hectares, com as cepas Cabernet Sauvignon, Merlot, Sauvignon Blanc, Chardonnay, Malbec, Montepulciano e Sangiovese. Neste curto período de tempo a vinícola Boutique D'Alture teve sua qualidade reconhecida através da conquista diversos prêmios nacionais e

Vinícola Quinta da Neve


Com um trabalho pioneiro iniciado em 1999, a Quinta da  Neve foi a primeira empresa a plantar mudas vitiviníferas  para produzir vinhos finos, na localidade de Lomba Seca, em  São Joaquim. Hoje, com vinhedos e vinificação própria no local, produz em  20 hectares e alcança uma média anual de 80 mil garrafas. O Chardonnay, o Cabernet Sauvignon e o Pinor Noir da  Quinta da Neve figuram a cada ano entre os melhores vinhos  nas seleções feitas pelas diferentes publicações do pais  focadas na enogastronomia.

Vinícola Hiragami

Em 2001, iniciou mais um desafio na história do  imigrante japonês Fumio Hiragami, que nas terras de São  Joaquim vislumbrou a possibilidade de desenvolver um novo negócio, além do plantio e  comercialização de maçãs, estendendo e diversificando sua atividade agrícola. Em 2006, após cinco anos de  observação e estudos, foi implantado o vinhedo para cultivo comercial, sendo as  principais variedades: Cabernet Sauvignon, Merlot e  Sauvignon Blanc. A Vinícola Hiragami tem como  característica a produção de vinhos finos de  excelência, cuidadosamente elaborados, primando pela  qualidade desde a produção das uvas, seleção dos  cachos e elaboração dos vinhos.

Vinícola Leone di Venezia

A vinícola Leone di Venezia está integrada a paisagem do Morro Agudo e Vale do Rio Antonina, em São Joaquim, a uma altitude 1280m. As primeiras parreiras foram plantadas em 2008 e hoje totalizam cinco hectares. Pela origem da família e pelos estudos realizados na Itália, a opção foi pelo plantio de variedades italianas. Após um longo trabalho de pesquisa permitiu a escolha das que tiveram perfeita adaptação ao terrior de altitude, onde se destacam as tintas Sangiovese, Montepulciano , Refosco dal Peduncolo Rosso e Aglianico, bem como as brancas Garganega e Gewürztraminer. A vinícola projetada por enólogos italianos tem a capacidade de elaboração de 30 mil litros por safra. A arquitetura segue também o estilo italiano.

Vinícola Sanjo

A Sanjo - Cooperativa Agrícola de São Joaquim foi fundada  em 1993 por descendentes e imigrantes de japoneses em  São Joaquim (SC). Em 2002, já como uma referência na  fruticultura, iniciou a implantação de seus  vinhedos. A vinificação das uvas acontece em uma moderna vinícola,  com tanques de aço inox com controle da temperatura,  equipamentos enológicos importados da Itália e duas modernas caves com controle de umidade e temperatura,  onde repousam em barricas francesas.

Vinícola Santa Augusta

Movidos pela fé e devoção à Santa Augusta, a Família De  Nardi trouxe da Itália a imagem que hoje recebe visitantes e  dá nome a sua vinícola. Do sonho de dois empresários e de suas duas filhas, todos  descendentes de italianos e apaixonados por vinho, nasceu  a Vinícola Santa Augusta. Muito mais que plantar mudas  de videiras selecionadas, plantaram seu sonho, o sonho de  produzir vinhos de altitude com atitude. Cultivar vinhas é uma arte. O selo VSA revela o  cuidado desde o cultivo, seleção, elaboração e conservação  dos vinhos para proporcionar experiências únicas.

Vinícola Thera

A Vinícola Thera, desenvolveu uma linha exclusiva de vinhos que expressa seu Terroir e sua personalidade desde a primeira degustação. As mudas são certificadas originárias da França e da Itália. As variedades vitiviníferas são cultivadas pelo sistema de espaldeiras (fileiras verticais). Predominantemente, os vinhedos estão voltados para variedades destinadas à elaboração de vinhos brancos e espumantes, tais como Sauvignon Blanc, Chardonnay, Pinot Noir, e inclui também Merlot, Cabernet Franc, Syrah, Malbec, Sangiovese, Montepulciano D’Abruzzo, entre outras cepas.

Vinícola Urupema

A imensa paixão e dedicação pelos vinhedos permitem a Urupema Vinhos de Altitude oferecer espumantes e vinhos que nascem com a missão de acrescentar sabor especial ás suas conquistas. A vinícola está localizada em Urupema SC na Serra Catarinense. Em uma altitude de 1400 metros, conta com um verão ameno e um inverno rigoroso com registro de geada, neve e sincelo (congelamento do orvalho). Essas características climáticas e o terroir aliados a beleza e magia do lugar nos levaram a escolher Urupema para cultivar os vinhedos e elaborar produtos de alta qualidade.

Vinícola Villa Francioni

A paixão pela arte da vinicultura levou a Villa Francioni à busca do definitivo terroir brasileiro. Seus fundadores colheram informações ao redor do mundo, percorreram as melhores regiões produtoras e contataram os maiores especialistas. Hoje, a Villa Francioni é uma das mais importantes vinícolas catarinenses, e seu lema é “enriquecer a celebração da vida ao sabor de um elegante vinho elaborado com amor e arte”.

Vinícola Villaggio Bassetti

Nasceu da crença de que  é possível fazer vinhos de alta qualidade no Brasil. Neto de um pequeno produtor de vinho, José “Juca” Pioli, em  Rio Branco do Sul, no interior do Paraná, José Eduardo Pioli  Bassetti. Quatro anos de estudos e pesquisas, aliadas à paixão de  um novo empreendimento, foram necessárias para que o  engenheiro químico pudesse definir o tamanho do projeto e  espetar no mapa a localização da vinícola em São Joaquim,  na serra catarinense. Todos os vinhos devem ser a expressão única deste terroir,  pela geografia, geologia, clima e gente apaixonada pelo que  faz.

Vinícola Villaggio Conti

A Vinícola Villaggio Conti é o resgate de nossas origens do norte da Itália. A expressão máxima de castas italianas no terroir de altitude do Brasil. O projeto teve início em 2009 e hoje conta com 8 hectares plantados. Na coleção de uvas viníferas destacam-se as brancas Vermentino, Ribolla Gialla e Greghetto e entre as tintas a Sangiovese, Montepulciano, Teroldego e Nero d'Avola. O conceito que está sendo utilizado na construção da futura cantina é o da gravidade no transporte da uva, mosto e vinho. Os materiais utilizados são locais, como as pedras retiradas na preparação do vinhedo usadas na adega subterrânea. Energia renovável, solar e eólica, em busca da sustentabilidade.

Vinícola Villaggio Grando

A história se inicia nos anos 90, quando com um amigo  francês, cuja família era produtora de armanhaque há muitos  anos na França, visitando a região onde hoje se localiza a  vinícola, mexeu na terra, analisou o clima, a altitude e indicou  o local como “um dos grandes lugares do mundo para se  plantar uva para produção de vinhos de qualidade”.Sempre prezando pela máxima qualidade dos produtos a vinícola vem, ano após ano, investindo no controle de produção,  melhoramento dos produtos e conta com um vinhedo de 42 hectares cuja produção somando todos os produtos que  engloba tintos, brancos, rosé, espumantes e em um futuro  próximo um brandy, chegando a 240.000 garrafas

Vinícola Vinhedos de Monte Agudo

A paixão pelo vinho e a convicção por seus ideais levou  dois grandes amigos, Leônidas Ferraz e Alceu Muller, à  procura de um terroir ideal para implantar seus sonhos, nasceu os Vinhedos  do Monte Agudo,  congregando ainda mais as famílias em busca de  um objetivo comum, a implantação de vinhedos de  excelência. As mudas, com seus porta-enxertos e clones  minuciosamente escolhidos, foram trazidas de sua  origem, na França, e implantadas em um sistema de  condução inovador, a manjedoura, onde produzem  uvas que permitem levar adiante a transformação em  realidade às visões futurísticas das duas famílias. 

Vinícola Terramilia


A Terramilia é um projeto recente, desde 2009, com a finalidade de elaboração de vinhos finos. Cultivando uvas e elaborando vinhos com técnicas de sustentabilidade e preservação ambiental. Uma busca constante na harmonia e nos detalhes “técnico-científicos” para elaboração de vinhos de alta qualidade. A propriedade está localizada no Município de Rancho Queimado (SC), latitude 27°42′ 26″ S, longitude 49°04′ 17″ O, numa altitude de 1000 metros. O vinhedo foi implantado, em 2009, possuindo 2 (duas) variedades de videira (Vitis vinifera L.): Chardonnay e Sauvignon Blanc, de mudas enxertadas sobre porta-enxerto Paulsen 1103, espaçamentos de 3,0 x 1,0 m e sistema de condução em espaldeira. A cobertura plástica utilizada é de polietileno de alta densidade. Para o monitoramento das condições climáticas a propriedade dispõe de uma estação meteorológica automática telemétrica (UFSC-Epagri/Ciram). As variáveis climáticas avaliadas incluem: temperatura do ar média, máxima e mínima (oC); precipitação pluviométrica (mm); umidade relativa média do ar (%); radiação solar global (W.m-2); radiação fotossintética ativa (µmol.fótons.m-2s-1). As práticas culturais do vinhedo são monitoradas tecnicamente durante todo o ciclo da videira. As avaliações são acompanhadas da poda até a colheita. As variáveis fenológicas são avaliadas anualmente durante todo ciclo da videira: brotação, plena floração, mudança de cor das bagas e maturação das uvas. No período de maturação as uvas são monitoradas, semanalmente, através de uma curva de maturação, com análises de Sólidos Solúveis Totais - SST (ºBrix), Acidez Total Titulável - ATT (meq.L-1) e o pH para a melhor definição do ponto ideal de colheita. A colheita das uvas é manual em caixas apropriadas (15kg) e após coletadas são transferidas adequadamente (temperatura controlada) para a Vinícola Abreu Garcia (Campo Belo do Sul/SC). Nesse estabelecimento os vinhos são elaborados seguindo padrões e metodologias enológicas de vinhos tranquilos e espumantes de alta qualidade.

Vinícola Tenuta Vinhedos de Altitude
Empreendimento familiar iniciado em 2005. Conta com 03 ha de videiras, distribuidos entre as castas, Cabernet Sauvignon, Merlot e Sangiovese. Foram produzidos vinhos experimentais apenas das excelentes safras de 2009 e 2012. Esses vinhos podem ser degustados na propriedade, situada nas margens da Rodovia SC 114, distante 15 km do centro de São Joaquim.







Fonte e direitos autorais são creditados ao site: http://www.vinhodealtitude.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário