Fonte: Google Imagens
Penso que duas formas de proporcionar prazer jamais poderiam ficar separadas, nesse caso, estou referindo-me ao chocolate e ao vinho! Aposto que o caro leitor já pensou várias vezes em fazer essa harmonização, mas talvez tenha ficado inseguro ou então pode ter tido uma experiência nada agradável ao tentar juntar os dois na boca e um pode ter matado o sabor do outro, isso acontece! Mas para não correr esse risco, aqui estão algumas dicas que podem ajudar a você experimentar do melhor que essas duas delicias podem proporcionar juntas e quando isso dá certo não há palavras para espressar o prazer criado em sua boca e sentidos. Então, vamos lá:
Para isso, o chocolate deve ter entre 50% e 85% de cacau - ou seja, um chocolate com menos açúcar e gordura. Depois, o vinho tem de reunir as seguintes qualidades: ser encorpado, de sobremesa, com açúcar residual elevado, aromático (aroma forte) e complexo (com vários grupos aromáticos, como frutas, madeiras, flores, terra molhada etc.).
É interessante apostar nos vinhos licorosos, fortificados, que são sempre bem encorpados, ou seja, no processo de vinificação é adicionado álcool vínico com o objetivo de interromper a fermentação e preservar o açúcar residual da uva. Isso contribui para que esse tipo de vinho chegue a altura do peso do chocolate, aguentando toda a explosão de aroma e potência do mesmo, aconselho um vinho do Porto acima de 10 anos, também aconselho um Jerez tinto de safra com mais de cinco anos, um Barolo e também um vinho francês chamado Banylus.
Os vinhos de colheita tardia também são indicados para essa combinação, pois as uvas são colhidas mais tardiamente, e assim, elas desidratam no pé, o que deixa a quantidade de açúcar mais concentrada. O resultado é um produto mais doce e denso que combina muito bem com chocolate ao leite.
Se você quiser degustar um espumante, aposte no brut feito com as uvas Chardonnay e Pinot Noir e que tenha sido vinificado pelo método Champenoise. Ele terá mais estrutura para acompanhar o chocolate.
Mas se você quer um tinto seco para acompanhar seu chocolate 75% de cacau, não se preocupe! Invista em um Cabernet Sauvignon ou Syrah que tenha estágio em barril de carvalho, pois o paladar mais amadeirado vai incrementar a combinação.
Outra harmonização interessante, nesse caso para o chocolate branco, é o Moscatel. Tradicionalmente mais doce, a perlage (bolhas de gás carbônico) e a acidez ajudam a “limpar” da boca a gordura e a doçura da guloseima.
Uma dica de ouro para aliar vinho e chocolate branco é escolher uma bebida que tenha passado por fermentação maloláctica, que dá um toque amanteigado ao líquido e vai muito bem com o doce.
Nenhum comentário:
Postar um comentário