quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Farroupilha, a Capital Nacional do Moscatel 🥂🍾 🇧🇷

Foto: Porthus Junior / Agencia RBS


A cidade de Farroupilha, no Rio Grande do Sul, é agora oficialmente a Capital Nacional do Moscatel. Maior produtor nacional dessas variedades de uva, o munícipio gaúcho recebeu o título com a oficialização da Lei n° 13795, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 3 de janeiro de 2019, e publicada no dia 4 de janeiro do mesmo ano, no Diário Oficial da União. O projeto é de autoria do deputado Henrique Fontana (PT-RS).
Quem comemorou a notícia foi João Carlos Taffarel, presidente da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados, a Afavin. “Recebemos a notícia com muita alegria e com a certeza  de que estamos avançando no desenvolvimento da região, tanto no que se refere à produção de uvas quanto à elaboração de vinhos, espumantes e outros subprodutos a partir de uvas moscatéis, com grande qualidade e com reconhecimento pelo mercado", comentou ele.
“Hoje, somos orgulhosamente reconhecidos por sermos a Capital Nacional do Moscatel. Isso reforça que precisamos tornar a região ainda mais conhecida e valorizada. Muito trabalho e muito esforço coletivo ainda são necessários para o reconhecimento da região com grande potencial de enoturismo, agregando as diferentes áreas econômicas do município, sejam malhas, metalurgia, hotelaria, comércio, gastronomia, enfim, uma reação em cadeia para o desenvolvimento sustentável da região”, finalizou Taffarel.


Justificativa da escolha


O nome Moscatel é dado a um grupo de variedades de uva adocicada, muito utilizada na elaboração de vinhos e espumantes finos. A cidade gaúcha detém a maior produção nacional para essa variedade. Principal Vitis vinifera Branca, a variedade Moscato Branco tem 50% de sua produção feita em Farroupilha. Além disso, a cidade tem a maior área de cultivo de uvas Moscato Branco no Rio Grande do Sul, com 213,15 hectares da casta, de um total de 540 em todo o estado.
As bebidas farroupilhenses costumam receber elogios por sua qualidade. Em 2017, a Associação Mundial de Jornalistas e Escritores de Vinhos e Licores (WAWWJ) premiou o Casa Perini Moscatel como o quinto melhor vinho do mundo.





Os direitos autorais do texto desta publição são exclusivamente creditados a Revista Adega, acessado no link: https://revistaadega.uol.com.br/artigo/farroupilha-capital-nacional-do-moscatel_11528.html - no dia 30 de janeiro de 2019 às 23:40 hs. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário